i-Antitrust: devolvendo seu direito de escolha!

Combate à injustiça. É exatamente o que fazemos – e continuamos a fazer. E isso inclui lutar contra grandes injustiças de larga escala…

Por exemplo, em 2017, conseguimos chegar a um acordo com a Microsoft que parou de oferecer vantagens injustas ao seu próprio produto antivírus. Certamente, a Microsoft é um Golias moderno. Mas nós somos um David dos dias de hoje! E nós precisamos ser. Pois alguém tem que enfrentar os gigantes de vez em quando, especialmente se eles começam a usar seu peso injustamente. Não fazer isso significaria que os usuários acabariam com menor poder de escolha.

Então, no ano passado, tivemos que vestir as luvas de boxe novamente para outra luta – novamente sobre uma questão antitruste, mas desta vez com outro Golias: a Apple. Se avançarmos uma ano, tenho duas novidades para te contar sobre isso…

Mas primeiro, uma rápida retrospectiva sobre o contexto.

O início – os bons tempos

Em 2008, com os avassaladores resultados de venda dos seus iPhones, a Apple abriu sua App Store. E, para preencher suas ‘prateleiras’, convidou desenvolvedores independentes a usá-la como uma plataforma para vender seu software para iOS. Os experts em TI aceitaram a oferta e trouxeram consigo milhares de aplicativos (avanço rápido de 12 anos: existem agora literalmente milhões deles). Usuários de todo o planeta estavam felizes com todo esse poder de escolha, tanto a Apple quanto os desenvolvedores independentes obtinham lucros, tudo estava bem, havia paz e harmonia e parecia que todos viveriam felizes para sempre.

Mas … negócios são negócios. No final das contas, a Apple existe – como todas as empresas comerciais – para obter lucro em primeiro lugar. Então, ela começou a se expandir um pouco. Criou outros iThings, todos os tipos de serviços e muito mais. Ainda assim, a Apple ansiava por mais. Foi quando ela voltou seu olhar para os mercados de aplicativos iOS feitos por desenvolvedores independentes em sua própria App Store.

Avançamos para 2020

Particularmente não tenho esses sentimentos, nem imito, e não concordo totalmente com grande parte de sua política (em primeiro lugar – em relação à cibersegurança), mas isso não significa que eu a respeite menos (mesmo que eu pessoalmente não use nenhum produto da Apple). Nós cooperamos com a Apple há muitos anos, em várias áreas, e até recentemente essa era uma parceria de iguais.

Como dezenas de milhares de outros desenvolvedores independentes, criamos aplicativos iOS úteis – aplicativos que aumentam a atratividade geral da plataforma. Juntamente com a Apple, tivemos alguns negócios móveis lucrativos em andamento, mas foram os usuários que mais se beneficiaram (pois receberam aplicativos cada vez mais robustos). Todo mundo estava bem. Então, no final de 2018, a Apple anunciou sua cruzada contra desenvolvedores independentes com o lançamento do Screen Time.

Competir é algo bom, porque funciona para o bem do usuário. Nesse caso, são mais aplicativos, melhores e mais variados, o que gera mais opções de escolha (e que um desenvolvedor não se acomode no topo da lista da App Store)! Mas, para que exista concorrência, é necessário haver condições equitativas, ou seja, regras justas. Para todos. No entanto, esse campo de jogo – e sua competição – foi destruído pela Apple. Vou te dizer como.

iStory difícil de acreditar.

O Screen Time entrou em um mercado maduro, no qual dezenas de desenvolvedores independentes já operavam. A App Store ofertou muitos aplicativos, oferecendo controle dos pais, gerenciamento de tempo e outras tarefas relacionadas. E é aqui que a loucura começa.

A Apple monopolizou inesperadamente uma ampla gama de funcionalidaes importantíssimas, simplesmente desativando-as para outros desenvolvedores!

Como, por exemplo, um aplicativo de controle parental deve funcionar sem perfis configuráveis, sem a capacidade de filtrar endereços de URL, sem controle de aplicativos e geolocalização completa? Isso mesmo: não é possível! Mas ser se for um aplicativo de controle parental da Apple, aí sim é possível, pois nenhuma dessas funcionalidades críticas foi limitada em nenhum de seus próprios aplicativos! É uma regra para os aplicativos da Apple, outra para todo o resto.

Agora, é claro, esse movimento audaciosamente estranho foi feito sob uma cortina de fumaça de “preocupações” sobre segurança e privacidade; no entanto (também “é claro”) – essas preocupações foram vistas muito rapidamente, revelando a falsidade.

Em seguida, a Apple começou a banir os desenvolvedores da App Store, atrasando a aprovação de novas versões de software e lançando novos requisitos e condições inaceitáveis. Alguns aplicativos foram encerrados, enquanto outros tiveram suas funcionalidades restritas – tornando-os inúteis. Mas alguns desenvolvedores independentes decidiram revidar. Incluindo nós. Os desenvolvedores se uniram para formar uma associação com o objetivo de trabalhar com a Apple para tentar garantir regras justas para todos, enquanto alguns apresentaram queixas às autoridades regionais antitruste e iniciaram uma campanha pública na imprensa e nas mídias sociais.

Então, em junho de 2019, a Apple parecia que havia pisado no freio e até voltado atrás. No entanto, na verdade, foi puramente uma manobra tática fingir uma certa boa vontade e que de forma alguma ajudou a resolver o problema de direitos iguais para todos – incluindo a própria Apple.

Em seguida, foi lançado o iOS 13 … – com mais restrições para atingir ainda mais o ecossistema!

Deixe-me dar um exemplo de como as “inovações” do iOS refletiram em nosso aplicativo de controle parental Kaspersky Safe Kids.

Primeiro, a Apple carrega e ativa o Screen Time automaticamente nos dispositivos após a instalação da nova versão do iOS – mesmo se o usuário já tiver um aplicativo semelhante instalado. Não sei o que vocês acham, pessoal, mas isso, para mim, não tem um ar de “livre concorrência”. Parece mais o oposto: intromissão, forçar a barra, etc.

Segundo, os novos recursos do iOS 13 agora permitem que uma criança exclua facilmente o Safe Kids (ou seja, um cancelamento completo do próprio significado de ‘controle dos pais’) e também visualize sites via Safari (tornou-se impossível ocultá-lo) através do navegador seguro incorporado que permite a filtragem de conteúdo indesejável.

Terceiro, as alterações na política de acesso à geolocalização de um dispositivo diminuíram a capacidade dos pais de rastrear a localização de seus filhos! (Não. Eu não estou inventando isso. E tudo em nome da segurança – lembram-se?!)

Mas espere, ainda falta a cereja do bolo. Está preparado?

Todos os recursos que foram proibidos para desenvolvedores independentes permanecem completamente disponíveis ​​e acessíveis para… a Apple!

Impossível não detectar a audácia da Apple

Ainda bem que o problema não passou batido. Ele está repercutindo nos mais altos níveis legislativos do mundo. No Senado dos EUA, foi sugerido proibir a Apple e outras grandes empresas de colocar seus próprios aplicativos em seus próprios mercados, uma vez que, por padrão, criarão preferências para seus próprios produtos.

Na Rússia, foram iniciados processos antitruste. Na União Europeia, eles ainda estão na fase de pré-investigação. Lentamente, mas com certeza as consequências negativas dessa redução da concorrência virão à tona. Mesmo do lado do usuário, o Screen Time está sendo muito criticado por suas deficiências de funcionalidade (mesmo com sua superioridade funcional, uma vez que seus concorrentes tiveram todas as funcionalidades reduzidas!). Alguns desenvolvedores independentes veem que a única maneira de contornar o problema é instar os usuários a migrarem para o Android se quiserem manter seus filhos seguros.

E agora as novidades que eu prometi…

Ainda não tenho certeza se são boas notícias ou não, mas pelo menos todo o movimento é bom, certo? E estamos tentando lutar por oportunidades iguais para todos. Nesta primavera, o Serviço Federal Antimonopólio da Rússia emitirá seu veredito sobre nossa alegação envolvendo o abuso da posição dominante pela Apple e a criação de vantagens competitivas ilegais para o Screen Time. Quase todos os argumentos e provas já foram apresentados. Para nós, foi um processo muito longo e complexo (detalhes – aqui), que consumiu muito tempo, esforço e dinheiro energia. Mas explicamos bem nossa posição e espero que a decisão seja a nosso favor. Dedos cruzados…

Quanto Jobs estava no comando, nunca houve nada parecido

Você sabe o que essa cruzada da Apple contra desenvolvedores independentes me faz pensar? Uma luta do ecossistema iOS contra o ecossistema da App Store! O primeiro absorve gradualmente os mercados mais suculentos e lucrativos do segundo. E é ainda mais desagradável que, graças à App Store, a plataforma iOS agora seja a base dos negócios da empresa. Sem ela, a Apple teria apenas mais um projeto fracassado – como vários outros na história dos negócios de TI.

Tudo isso me lembra um pouco a infame carta de Steve Jobs que anunciou a “guerra santa” contra o Google; em particular uma frase: “Amarre todos os nossos produtos, para que prendamos ainda mais os clientes ao nosso ecossistema“.

Provavelmente, apenas o próprio Sr. Jobs sabe exatamente o que ele quis dizer com isso. Mas, apesar de ele ter sido originalmente contra aplicativos de terceiros para o iPhone (ele depois mudou de ideia), não tenho dúvida de que entre suas maiores expectativas estavam as que ele investiu em desenvolvedores independentes: ter sua inspiração e recursos para criar para a Apple o melhor ecossistema. E uma coisa é certa: Jobs não permitiria que a Apple se transformasse em uma ditadora e se voltasse contra os próprios desenvolvedores que a ajudaram, sujeitando-os a uma total discriminação.

Eu já disse isso acima, mas vou repetir: eu respeito a Apple. E sinto que não há problemas em nossas relações que não possamos resolver. A Apple poderia optar por um compromisso sensato e reconsiderar as regras injustas do jogo. Isso tornaria sua plataforma ainda mais forte, permitindo que desenvolvedores independentes fornecessem aplicativos completos para atender às necessidades de seus milhões de usuários de maneira ideal.

Por fim, fique do lado certo nesta batalhe, contamos com seu apoio para garantir seu direito de escolher exatamente o que você deseja, e não o que uma grande empresa decide que é melhor para você. E fique atento. Voltarei com as notícias sobre o veredicto do Serviço Federal Antimonopólio da Rússia assim que ele sair…

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.