Mais Arquivos. abril 2020

Security Analyst Summit: conecte-se hoje do seu sofá!

Como muitos de vocês já devem saber, todos os anos organizamos a megaconferência de segurança chamada Security Analyst Summit em um local interessante (pelo menos ensolarado e geralmente com um pouco de areia). O evento é algo diferente do que geralmente é feito no setor: não é chato ou sem graça, nem é dedicado a seguir os padrões. Cuidamos de reunir convidados e porta-vozes de renome por meio de um convite exclusivo para conversar sobre as últimas notícias, pesquisas, histórias, curiosidades, etc. Não se fala em política! É apenas uma discussão profissional sobre cibersegurança, mas em um tom simples, descontraído e amigável… o que torna tudo ainda mais incrível! E fazemos isso tão bem que o SAS está se tornando uma das conferências mais importantes do setor. Como exemplo, aqui está o meu artigo sobre o evento do ano passado em Cingapura.

O evento deste ano, nosso 12º!, Deveria começar hoje, 28 de abril, na ensolarada Barcelona. Mas é claro que, por razões óbvias, isso não vai acontecer.

No entanto, acreditamos que o cancelamento do SAS seria uma perda irreparável; não poderíamos deixar passar em branco este ano: como poderíamos lidar com a segurança cibernética global? Por esse motivo, este ano lançamos uma SAS diferente: online. E não só isso, mas também é gratuita e para quem quiser conhecer! Portanto, sem mais delongas, apresentamos o SAS@Home, que começará hoje (11h no leste; 8h de acordo com o  Fuso horário do Pacífico; 16h em Londres, 18h em Moscou), o que você está esperando para se cadastrar? Mais de mil pessoas já se registraram, então parece que esse novo formato não desencorajou ninguém. Portanto, podemos apenas ver como esse primeiro SAS online funcionará. Talvez no futuro tenhamos dois modelos paralelos: um físico e outro online!

Leia em:Security Analyst Summit: conecte-se hoje do seu sofá!

No topo do Top 3: transparente, para quem quiser ver

Você pode até achar que nós tivemos sorte. Que estávamos no lugar certo, na hora certa quando começamos nossa pequena empresa, já que hoje nos tornarmos o principal fornecedor de cibersegurança do mundo. Você estaria errado. Para dizer o mínimo. Deixe eu contar uma história.

Na verdade, voltando naqueles dias, logo no início de nosso trabalho com antivírus, estabelecemos uma meta para nós mesmos. Um objetivo incrivelmente ambicioso.

Eu me lembro muito bem. Meu amigo de longa data, Alexey De Mont De Rique, e eu estávamos na parada esperando nosso tram, o número seis, não muito longe da estação de metrô Sokol, em Moscou, no ano de 1992 – quando trabalhamos 12 a 14 horas por dia (‘Papai trabalhando!’, era como meus filhos me chamavam). Sugeri a Alexey que “precisamos estabelecer uma meta”. Sua resposta foi algo do tipo: ‘Ok.

Que objetivo, exatamente, você realmente acha que precisamos definir, e quão persistentes devemos ser para alcançá-lo? A resposta dele foi mais ou menos essa. Repliquei sem pestanejar: “Nosso objetivo deve ser criar o melhor antivírus do mundo!” Alexey riu. Mas ele não tentou tirar essa ideia da minha cabeça. Em vez disso, simplesmente partimos em nossa jornada para alcançar a meta – trabalhando duro e sempre com esse objetivo em nosso horizonte. E funcionou!

Mas como, exatamente?

Com muito trabalho árduo, com inventividade e de alguma forma conseguindo sobreviver e prosperar durante aqueles tempos difíceis na Rússia [Rússia dos anos 90: o colapso da União Soviética e sua economia de comando, as lutas para mudar ‘instantaneamente’ para uma economia de mercado, inflação, desemprego, ilegalidade…]. Trabalhamos sem parar. Eu detectei novos vírus; Alexey codificou a interface do usuário; e o editor de banco de dados antivírus, Vadim Bogdanov (Assembler Jedi), usou a Força para reunir as várias ferramentas de computador necessárias para me dar condições para eu executar meu trabalho. Sim, no início dos anos 90, éramos apenas três! Então depois éramos quatro, depois cinco, então…

Agora, lembre-se de como eu comecei este post dizendo que nosso sucesso não era questão de sorte? Nem de estar no lugar certo, na hora certa? Bem, confesso, havia alguma sorte envolvida: em 1994, foram realizados os primeiros “Jogos Olímpicos de Antivírus” do mundo – testes independentes de software de segurança na Universidade de Hamburgo. Claro, tivemos a oportunidade de ter realizado esse teste independente. Mas não foi sorte termos vencido!

Sim. Conseguimos o ouro (um costume que nos acompanha até hoje – como detalharei neste post). Então, quase desde o início, obtivemos os melhores resultados em Hamburgo. Era fascinante. Seguimos recebendo medalhas de ouro em outros testes independentes assim como nessa época. Viva!

Leia em:No topo do Top 3: transparente, para quem quiser ver

Estamos no mesmo barco – permaneçam em home office

Oi, pessoal.

 

Vocês sabem que normalmente eu escrevo sobre coisas divertidas como fatos interessantes sobre as minhas viagens, mas hoje eu realmente preciso trazer uma assunto para discussão. Não fazer isso, seria como… não perceber o enorme elefante (verde) na sala. E isso não é nada do nosso feitio.

Em resumo o que eu quero dizer é:

A empresa que coincidentemente tem o mesmo nome que eu, agora está trabalhando quase completamente de home office. Não que isso impacte de forma negativa qualquer coisa – todos os processos funcionam normalmente, como sempre, continuamos perseguindo e capturando os piores cibercriminosos, nossos produtos em todo o mundo em computadores domésticos e comerciais oferecem proteção 24 horas. Como sempre, e as atualizações são enviadas com a maior regularidade possível. Em outras palavras, seguimos a pleno vapor, apenas … com uma diferença).

Para ser sincero, não esperava que as coisas fossem tão suaves. Fiquei agradavelmente surpreso com o fato de que mais de 4.000 de nossos K-people em todo o mundo foram capazes de se adaptarem a uma mudança rápida e quase indolor do trabalho no escritório para o home office, desempenhando suas responsabilidade com uma produtividade  crescente. Portanto, para todos os nossos K´ers, mas especialmente para o pessoal de TI, P&D e RH, Parabéns e todo reconhecimento!

É claro que houve e ainda existem algumas dificuldades aqui e ali, principalmente de natureza psicológica: nossas equipes acostumam a trabalhar remotamente. Nem todo mundo foi capaz de mudar para esse formato de trabalho incomum facilmente. Trabalhar em casa todos os dias (se você nunca fez isso antes) significa rotinas e planos diários totalmente novos que requerem um certo período de adaptação, especialmente se houver crianças e / ou animais de estimação em casa (na verdade, que ficavam o dia todo em casa sozinhos. Tenho certeza de que também houve um período para se acostumarem ). Diante desse cenário, temos compartilhado experiências e pontos de vista sobre como gerenciar melhor esta nova realidade em nossos blogs. Dê uma olhada: quase todos os dias, há novas postagens interessantes, úteis e inesperadas que você deve ler.

Você pode estar se questionando como eu consegui me adaptar a esse “novo” tipo de trabalho remoto.

Bem, na verdade, não é novidade para mim. Trabalho remotamente nos últimos 15 anos quase tanto quanto no escritório, pois quase metade dos meses de trabalho é investidados em viagens de negócios. O que há de novo para mim é certa mágica técnica que torna o “teletrabalho” muito mais conveniente e interessante; por exemplo, videoconferência. Isso nunca me incomodou antes, pois sempre havia a possibilidade de me encontrar pessoalmente com clientes, parceiros, jornalistas, ministros, astros do rock etc. Então, pelo menos, é positivo, pelo menos para mim, sair dessa terrível situação de vírus e acidentes. Agora, comecei a participar das transmissões online ao vivo semanais, viabilizada por nossa gerência sênior, na qual atualizamos todos os K-people sobre a situação em desenvolvimento e respondemos suas perguntas. Na semana passada, participei de duas transmissões online:

Então, sim: apesar de tudo, tudo está bem. A passagem para a nova realidade diária foi concluída. Sintam-se todos em casa!

Desejamos a você toda a saúde do mundo, esperamos que você continue a agir com sabedoria, dada a atual situação extraordinária e sem precedentes, e a usar o seu tempo isolado em casa da melhor maneira possível: tempo para tirar o pó desses projetos na prateleira dos dias chuvosos e continue com eles!…

PS: Este post faz parte da busca criptográfica em minhas contas de mídia social. O que? Bem, isso é apenas um teaser; Eu não vou dizer mais nada. Ok, vou dizer mais – mas apenas duas palavras: segredo shamir. Vamos lá – com a missão!