Drones – chega de escândalos pela interrupção de aeroportos: estamos aqui para proteger você.

Há algumas semanas, este dispositivo misterioso, brilhante, claramente de alta tecnologia e futurista complementa a mobília minimalista do meu escritório em nossa sede. É tão brilhante e sofisticado e elegante e pós-moderno que sempre que recebo um visitante – o que não acontece frequentemente devido à nossa política geral do WFH – é a primeira coisa que eles notam, e a primeira pergunta é sempre, simplesmente, obviamente – “o que é isso?!”->

É um pássaro, é um avião, é uma câmera (em um tripé), é uma arma, é algum tipo de scanner? Tá esquentando, tá esquentando! …

Mas antes que eu lhe diga – uma digressão rápida! …

Tradicionalmente, uma vez por ano, temos uma sessão interna chamada “Pergunte-me o que quiser” (AMA), onde nossos funcionários ficam sabendo sobre o que está acontecendo na Kompany no último ano e o que está sendo planejado, e também fazem perguntas à alta administração, etc. Mas este ano – dado que é tão maldito 2020! – temos feito AMAs com mais frequência. A maioria das pessoas fica em casa e as notícias diárias na mídia costumam ser bastante deprimentes; portanto, um impulso de ânimo foi considerado apropriado e, portanto, prescrito. Por isso, este ano, temos feito uma transmissão AMA uma vez a cada trimestre.

Agora, durante o último AMA, alguém na platéia perguntou: “O que é esse misterioso … seja o que for, aí atrás de você?!” E antes que eu tivesse a chance de responder, no chat online simultâneo que vem com o AMA, todos os tipos das teorias rapidamente surgiram – a mais interessante para mim sendo o “detector de mentiras”!

Mas não. Não é um detector de mentiras. Porém, a verdade é ainda mais curiosamente interessante do que se fosse um detector de mentiras. E então, aqui, agora, finalmente, após muito trabalho árduo de nossos heróis de P&D, apresento a vocês, queridos leitores, nosso novo dispositivo Antidrone. Bem-vindo! Prazer em conhecê-lo, etc.! …

É “anti”-drone, da seguinte forma – ele espanta drones que podem chegar muito perto de coisas como aparatos críticos de infraestrutura protegidos. Lembra-se de quando o aeroporto de Gatwick paralisou com mil voos atrasados enquanto um drone desconhecido estava voando sobre ele? Sim – nosso Antidrone seria adequado para proteção contra coisas assim, por exemplo.

Pense nisso como um espantalho moderno da era digital! Olhando assim até mesmo se assemelha ao contorno de um deles! Mas ele age como um também: espantando os indesejáveis corvos drones, só que de uma forma moderna – ativa – ao contrário do jeito antigo, passivo, do espantalho (apenas parado ali, assustando com sua aparência). O Antidrone é inteligente, proativo e pode realmente eliminar drones indesejados. Eu nunca vi um espantalho derrubar um pássaro!

Então, como isso funciona?

Bem, se um drone desconhecido voar muito perto de um objeto protegido, o Antidrone primeiro inicia um “diálogo” com ele! Se o diálogo correr bem, o drone percebe que não é bem-vindo, dá meia-volta e sai voando – com uma pulga firmemente alojada atrás da orelha. Se o diálogo der errado, o Antidrone pensa: “Não vai dar (não mesmo)”, e o bloqueia com um sinal de rádio, forçando-o a pousar – suavemente (não somos bárbaros!).

É isso, em poucas palavras. Agora, mais alguns detalhes …

O Antidrone é algo que desenvolvemos baseados em aprendizado de máquina (machine learning) que usa redes neurais para analisar dados de vários sensores e assim ser capaz de detectar OVNIs drones se aproximando de áreas protegidas de voos.

E não é apenas uma peça de hardware muito inteligente, é bonito também! ->

Mas espere; tem mais!…

Usando lidars e visão de máquina, o Antidrone pode escanear e analisar automaticamente o espaço aéreo em busca de drones suspeitos (leva menos de um segundo!), e os resultados são mostrados em uma interface gráfica conveniente onde aparece um mapa, registros de ameaças, dados sobre modelos específicos dos drones encontrados e muito mais:

Logo após o diálogo mencionado acima, o sistema sinaliza imediatamente se o voo de um determinado drone é permitido e está tudo bem. Se houver potencial de perigo, o hardware recebe um sinal do software para neutralizar a ameaça. Primeiro, o drone é convidado a ser retirar. Se isso não funcionar, métodos diferentes de … persuasão são aplicados – mas sempre dentro dos limites legais, apenas no caso de você estar se perguntando.

O Antidrone será de grande interesse para os organizadores de grandes reuniões e eventos externos, e para os proprietários de diversos aparatos industriais e de infraestrutura crítica e, claro, para os aeroportos. Tudo isso precisa claramente de proteção contra drones e os perigos que representam e as dispendiosas interrupções que podem causar.

Mais detalhes sobre nosso Antidrone – e também sobre as diferentes maneiras pelas quais os drones podem ser prejudiciais – você pode conferir aqui, em nosso blog Kaspersky Daily e no YouTube.

Enquanto isso, por ora – mais fotos! ->

PS: O Antidrone tem algumas outras aplicações fora do padrão que não são menos interessantes! Uma versão aprimorada da rede neural também pode pesquisar, digamos, carros ou pessoas perdidas em uma floresta. Depois de detectar minúsculos drones em um vasto céu, tarefas como essas devem ser moleza! Além disso, a versão aprimorada ainda está em seus estágios iniciais de desenvolvimento, então contarei mais sobre ela outro dia …

E isso é tudo por hoje, pessoal. E agora – de volta ao trabalho! …

PPS: Viu só? Não somos apenas uma empresa de antivírus, e tampouco apenas uma empresa de software; agora também somos uma empresa que fabrica hardware – hardware legal, brilhante e sofisticado. Sim, estou contente. Dá para perceber?

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.