Nossa história de rebranding e como Midori Kuma quase se tornou nosso logotipo.

O início de junho de 2019 foi tranquilo e nada especial no início de junho. O mundo girava em torno do Sol, restavam 19 dias até o verão astronômico, ‘Corona’ significava uma cerveja mexicana e ‘covid’ não significava absolutamente nada para ninguém. Em suma, era a vida como a conhecíamos antes da pandemia: e todos podiam fazer muito mais do que podem hoje …

Enquanto isso, para a Kompania, tínhamos nossos próprios horários e prazos, tudo corria bem. E no início de junho, 25 meses atrás, nossa programação foi significativamente alterada: foi quando nosso grande rebranding estava ocorrendo. Chegou a hora de nos despedirmos do antigo estilo Korporativo (em termos de logotipo, além de um monte de outras coisas, incluindo as fontes e outros estilos e cores e imagens, e sei lá), que, apenas com alguns ajustes ao longo dos anos, estava conosco há 22 anos! Adeus ao antigo e ao novo – uma reinicialização, um upgrade, um Porsche, um rejuvenescimento, uma mudança de imagem; tempo para algo diferente, mais alinhado com os tempos e também mais polido; pelo menos foi o que me disseram (brincadeirinha). Não, na verdade – era para nos dar um novo estilo corporativo para refletir com mais precisão o próximo estágio de desenvolvimento da empresa – um estágio ambicioso, mas confiante, e certamente futurista devido ao nosso setor (ciber [a segurança disso]).

Mas onde outros mudaram seu logotipo (um pouquinho!) e estavam prontos, nós tínhamos muito mais planos em estoque. Na verdade, um rebranding completo é um processo longo e complexo de ajustes que aperfeiçoam todos os aspectos da identidade e da vida da empresa, incluindo não apenas nossa aparência externa, mas também a maneira como interagimos com o público, estilo de comunicação e muitos outros pontos.

Então sim; a postagem de hoje é sobre rebranding. Agora, alguns detalhes …

O trabalho em nossa grande reformulação da marca começou em 2018. Há algum tempo sabíamos que nosso bom e velho logotipo / marca e mensagens eram mais voltadas para o final dos anos 90 / início dos anos 2000 do que 2019. Durante anos, percebemos uma certa dissonância entre as nossas tecnologias / produtos – que sempre foram verdadeiramente de vanguarda – e a imagem da empresa perante os nossos usuários. Por vários anos, já não éramos “apenas uma empresa de antivírus”, mas um desenvolvedor de soluções de cibersegurança de amplo espectro. Mesmo assim, nosso logotipo era bastante antigo, com suas letras pseudo-gregas. Era como se estivesse ancorando a empresa ao passado – aos tempos do disquete há muito esquecidos.

Por quase um ano, nós discutimos, pensamos, comparamos, imaginamos, ponderamos, discutimos, argumentamos, consultamos, concordamos e depois discordamos, consideramos, debatemos, deliberamos … tudo para encontrar o ajuste perfeito para nosso novo rosto. Uma estimativa conservadora do número de variantes do logotipo que nossa equipe de design apresentou dá pelo menos… 300! Em seguida, as duas versões finais do candidato escolhido foram vetadas por moi. Não porque eu estava sendo obstinado, mas porque eu estava sendo super obstinado simplesmente não vi, mesmo nos poucos protótipos finais, um que ressoasse 100% com os objetivos e valores da empresa.

Ah, e aqui estão as versões rejeitadas! ->
Alguns curiosos quase-acertos ocorreram durante o ano de debate…

A certa altura, pensei que talvez nosso urso verde – Midori Kuma – pudesse ser não apenas nosso mascote, mas também nosso logotipo. Felizmente, alguns sábios K-folks me mostraram o quão inadequado um urso verde seria às vezes. Aqui, por exemplo, é como seria a nossa apresentação de negócios sobre a proteção da infraestrutura industrial ->

É assim que seriam as reuniões com pessoas muito importantes e famosas:

E no telhado da sede teríamos isso! ->

Em princípio, poderia ter funcionado e sido divertido, mas quando você tem um negócio tão grande e sério como o nosso, você precisa parecer um pouco mais maduro). Não que Midori tenha sido dispensado. Ele ainda está por aí, mas em pequenas doses cuidadosamente medidas, apenas em certos lugares e apenas em certas poses!

Então, convidamos uma agência bastante legal com sede em Londres para nos ajudar. Eles desenvolveram vários proto-conceitos, um dos quais foi finalmente escolhido. Foi aquele com precisão matemática e consistência de engenharia como base que buscamos: parecia tão certo – perfeito! Mais alguns meses se passaram enquanto o protótipo era ajustado, e então – finalmente – eu dei luz verde para a versão final-final de nosso logotipo, incidentalmente em nosso Security Analyst Summit (SAS), que naquele ano foi realizado em Cingapura .

Então, em 3 de junho de 2019, atualizamos nosso logotipo, anunciamos o início da era da “ciberimunidade” e escrevi essa postagem do blog. Mas isso de jeito nenhum significa o fim. Isso foi só o começo. Como escrevi acima, a reformulação da marca é um processo demorado …

No marketing moderno, existe uma coisa conhecida como experiência de marca – como as pessoas interagem com uma marca. Em termos mais simples, tudo gira em torno das impressões que uma marca causa nos usuários em todos os níveis. E aqui ficou claro que o novo logotipo era apenas uma base; todo o trabalho árduo estava à frente.

A interação do usuário com uma marca é composta de vários estágios – desde o primeiro contato até (talvez) a despedida (pode acontecer). Com o logotipo, expressamos que somos amigáveis, diretos e acessíveis – apesar da complexidade dos produtos; também cuidamos do usuário – apesar da esfera “fria” em que trabalhamos. Mas você não pode fazer tudo apenas com um logotipo. Você precisa levar essas mensagens a todos os pontos de contato com o usuário para que a marca seja percebida como deveria ser percebida em todos os níveis.

E não há um ponto final final neste processo. É a personificação do termo “um processo contínuo”. É um pouco como a ideia da ciência popular que afirma que o corpo humano se regenera completamente a cada vários … meses ou anos? É uma simplificação exagerada, mas a metáfora é boa para os propósitos presentes. As células humanas são de fato substituídas em grandes quantidades, mas em taxas muito desiguais. Bem, é o mesmo com o lançamento de uma nova marca em todos os níveis: enquanto uma onda ainda está a caminho para a parte mais distante do sistema, ela já pode exigir ajustes nos locais onde foi implementada. E é assim que funciona, em um ciclo constante.

Mesmo assim, já podemos ver os primeiros resultados! Conduzimos regularmente pesquisas de marketing para rastrear mudanças na imagem da empresa e seus efeitos aos olhos dos usuários. E nos últimos dois anos, a ‘inovação’ da empresa aumentou de 45 para 51%! O que é especialmente agradável é quando os próprios usuários, sem avisar, pronunciam as frases especiais que adicionamos à nova imagem da empresa. Eu beijaria todos eles! Ambos os usuários e nossos assistentes de design e feiticeiras.

E por falar em feiticeiros e feiticeiras… A Vibe incrível da nossa nova marca tem sido reconhecida não só pelos usuários mas também pela comunidade profissional. Recebeu o prestigioso Red Dot Award na categoria Brands & Communication Design 2020. E recentemente descobrimos que nossa marca foi apontada em palestras em universidades russas como “na moda”. Aqui está um exemplo, da Escola de Arte e Design da Escola Superior de Economia! ->

Então, o que é que eu quero falar afinal? Pelo fato de estarmos nos modernizando, contemporizando, nos tornando mais acessíveis e nos adaptando aos tempos – nos adaptando ao futuro! Estamos nos tornando tão progressistas em termos de marca e esperteza como sempre fomos em termos de nossas tecnologias inovadoras. E isso, pessoal, é uma combinação formidável!

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