Nossas patentes de 2021: a maioria das patentes dos EUA e muitas mais em todo o mundo

Olá, amigos!

Hoje eu tenho que compartilhar com vocês esta boa,  ou deveria dizer, notícias maravilhosas: conquistamos a maior quantidade de patentes que qualquer empresa de origem russa nos Estados Unidos durante 2021!  Além disso, superamos as estatísticas, uma vez que no último ano houve uma queda de 7,5% no número de patentes registradas no país.

“Na análise anual de classificação de patentes publicada pela IFI Claims Direct, a Kaspersky foi indicada como a principal empresa de patentes russa nos EUA com 43 patentes publicadas em 2021. Ao longo de sua história, a empresa recebeu 412 patentes somente nos Estados Unidos, com mais de 1200 em todo o mundo, incluindo Rússia, União Europeia, China e Japão.”

//A propósito: Apesar da queda geral no número de patentes emitidas no ano passado, as emitidas por machine learning e computação quântica aumentaram.  Este é apenas um lembrete dos rumos que o mundo atual está indo, no caso de você não estar ciente.

Agradeço muito toda a equipe do nosso departamento de Propriedade Intelectual que trabalha duro, com inteligência e altas taxas de sucesso (lembra-se das vitórias sobre trolls de patentes  e contra o monopólio da Microsoft e da Apple. Eu também tenho que destacar o trabalho dos nossos desenvolvedores ao criar soluções pioneiras e percursoras no mundo; e não é exagero, pois nossas tecnologias recebem melhores pontuações em testes independentes do que qualquer outro.  Isso!

Essa excelente notícia sobre nossas patentes me levou a refletir: por que não damos uma olhada no sucesso de nossas patentes durante 2021?  Mas não apenas focando na quantidade, mas também no o que, onde, como e quando.  Por que não? Afinal, meus artigos de blog sobre patentes foram muito populares no passado.  Além disso, também seria um bom complemento para a minha análise de 2021.

Ok, vamos começar!

Durante 2021, conquistamos 137 patentes e solicitamos outras 76. Isso totaliza 1240 patentes e 392 pedidos. Aqui estão os dados adicionados ao nosso gráfico de histórico de patentes:

É assim que a atividade de patentes do ano passado nas diferentes áreas geográficas é:

E aqui estão os totais do nosso portfólio e a distribuição geográfica em geral:

Agora vamos dar uma olhada nos principais subsetores que englobam nossas patentes (cibersegurança sendo o setor principal) – >

(*) CIP = proteção de infraestrutura crítica

Então, o que devemos destacar aqui?

Em primeiro lugar, a IA e machine learning é uma tendência global.  E não só em carteiras de propriedade intelectual, mas também em tecnologia em geral. O aprendizado de máquina expande o conhecimento especializado dos seres humanos até certo ponto; ele adiciona uma capacidade de processamento, e de grande volume, que a humanidade sozinha nunca poderia fazer nos curtos períodos de tempo em que  os computadores o alcançam.  Portanto, é a experiência humana + machine learning +  Big Data (também conhecida como HuMachine) que formam a sinergia que protege você contra mais de 380000 novos programas maliciosos todos os dias.

Em segundo lugar, a Internet das Coisas (IoT) e a Proteção  Crítica de Infraestrutura (CIP na sigla em inglês). O primeiro está se desenvolvendo a uma velocidade vertiginosa, na verdade, cada vez mais casas, chaleiras, aspiradores de robôs ou geladeiras, entre muitas outras coisas, estão conectadas à Internet.  O problema é que a cibersegurança muitas vezes desempenha um papel secundário durante o design de produtos IoT e é aí que entramos para ajudar a proteger tudo. Algo semelhante acontece com a CIP, mas por uma razão diferente: por exemplo, sistemas de automação industrial legados    estão se conectando à Internet, mas abrindo mão da introdução da cibersegurança, devido a um conservadorismo inato: se funcionar, não mude.

E, finalmente, há duas outras direções interessantes no gráfico. Há tecnologia anti-drone: o promissor novo negócio de manter os drones incômodos à distância.  E há também  anti-ransomware: enquanto o resto da indústria de cibersegurança está indo muito mal neste campo (capaz de proteger contra apenas 50% do ransomware, como indicado pelos testes independentes), não poderíamos  estar melhor, literalmente por 100%!  Portanto, não deve ser surpresa que já existam 13 patentes e 17 tecnologias de ransomware pendentes  em nosso portfólio.

Por fim, deixo uma breve descrição das patentes pioneiras mais interessantes que registramos em 2021 (a propósito: aqui você encontrará a “lista de sucessos” de 2020).

US11175976: “Sistema e método de geração de dados para o monitoramento de um sistema cibernético em busca da determinação precoce de anomalias”.  Essa tecnologia também pode ser aplicada fora dos limites da cibersegurança, para garantir a continuidade dos processos de fabricação em geral. Basicamente ajuda a prever erros ou ações não sancionadas em sistemas cibernéticos. Para obter mais informações sobre essa tecnologia, que chamamos de MLAD, visite este artigo.

US11170103: “Método de detecção de arquivos maliciosos que resistem à análise em um ambiente isolado.”  Análise de comportamento avançada relacionada à sandboxing em uma máquina virtual. Esta  tecnologia revolucionária  é usada em nossas  soluções  de sandbox: KATA e EDR/MDR.

US11005880: “Sistema e método de bloqueio de um ataque de computador a um meio de transporte”.  Já que os carros são agora mais um computador do que um carro (lembra-se Duro de Matar 4.0? ), seu ECU precisa de proteção. Esta é a tecnologia que faz isso.

E isso é tudo sobre as atualizações do portfólio de patentes da Kaspersky durante 2021. Mantenha-se seguro e protegido, e isso também se aplica aos seus dispositivos digitais, independente se estão no seu bolso, carro ou fábrica!

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.