30 outubro 2013
Que comece a luta contra os trolls de patentes!
É melhor prevenir do que remediar. E isso vale para combater trolls de patentes também.
Com este velho ditado em mente recentemente entramos com uma ação contra a Device Security LLC buscando a invalidação e não-violação da patente que cobre a tecnologia envolvida na proteção de dados em dispositivos móveis. Isso marca uma nítida mudança de tática: Embora estejamos em guerra com parasitas de patentes por oito anos, esta é a primeira vez que fui para um ataque preventivo.
Então, por que a mudança de estratégia?
Primeiro e mais importante: Estrategicamente , a passividade em relação aos trolls de patentes é a posição perdedora. Vencer essa longa luta só é possível atacando a base econômica do negócio do adversário. A indústria de TI tem muito mais recursos do que os trolls (o que pode mudar, se algo não for feito, é claro), e quanto mais cedo começarmos todos juntos a pressionar os trolls, mais barato será a longo prazo. Afinal, com cada vitória deles, nosso triunfo final será mais custoso. O acerto extrajudicial dos litígios de patentes com trolls – tudo isso é dinheiro do seu bolso. Um absurdo.
Segundo: O autor define as regras do jogo (incluindo onde – ou seja , pela qual o tribunal – o processo deve ser considerado) , o que melhora significativamente as chances de ganhar.
Terceiro: Embora o negócio do troll seja amoral, isso não significa que ele não possa ser desmoralizado! A petulância dos trolls é inversamente proporcional ao tamanho do efeito psicológico produzido. Eles serão forçados a sempre preparar com mais cuidado seus casos e (importante!) seus custos serão mais elevados. Sem mais dinheiro fácil! Então aqui novamente voltamos à questão da base econômica.
Quarto: Ao contrário de operações militares, um ataque contra um troll funciona mais barato do que defender contra um. E é mais rápido.
Quinto: Se somos capazes de invalidar uma patente vazia, protegemos dezenas – não, centenas – de outras empresas de TI. Muitas deles não têm os meios necessários para cobrir os custos de processos judiciais de patentes – por isso eles são obrigados a resolver antes de um julgamento, continuando assim a alimentar os trolls.
E, finalmente, sexto: O que estamos esperando? A Device Security já começou a rentabilizar a sua patente, e já recebemos sua carta ameaçadora também. No entanto, a patente é cheia de buracos, rebuscada, e com base em fórmulas irregulares e estreitas – o que , aliás, é a norma para a obra deles trolls. Na verdade, estou surpreso cada vez que vejo trolls que reivindicam algo como original e ter “atividade inventiva” (mesmo quando não há), e, em seguida, a respectiva patente ser concedida pelo escritório de patentes dos EUA! Mas de qualquer forma, desta vez, com este Troll, temos prova contra a sua suposta originalidade (detalhes outro dia).
Para concluir – o dossiê sobre o nosso adversário:
A Device Security LLC é um dos tentáculos do megatroll Wi-LAN. Essa praga adora levar empresas inovadoras ao tribunal na ensolarada Flórida, porque lá é fácil agilizar processos judiciais e colocar uma forte pressão sobre os réus. E para evitar a transferência de processos judiciais para outros estados cujas regras processuais não sejam tão rígidas, eles criaram uma filial na Flórida.
A história de vida da Wi-LAN é triste e reveladora.
A empresa foi fundada em 1992 e para mais de 10 anos concentrou-se no desenvolvimento de tecnologias sem fio, embora de vez em quando tenham se envolvido em brigas de patente. No entanto, com o tempo ele ficou preguiçosa, até meados dos anos 2000, quando ocorreu um conflito acionista, cujo resultado foi a empresa alterando drasticamente seu perfil de negócios. Claro, por que se preocupar produtos e tecnologias honestamente desenvolvimento quando há uma opção fácil, livre de risco, e legal?
Em seguida, eles ganharam uma vitória substancial em um processo judicial de patente contra a Cisco. A empresa então entrou paro o trolismo em tempo integral. Depois de muitos anos de estagnação em termos de renda, de repente, a sua rentabilidade decolou.
Em 2012 a Wi-LAN sugou da indústria US$ 90 milhões. Hoje, o portfólio da empresa possui mais de 3000 patentes, em sua consciência se encontram cerca de 300 vítimas licenciados, e tem escritórios em Hong Kong, Japão e Taiwan, para não mencionar as subsidiárias.
Independentemente disso, estamos levando a sério a intenção de estragar a vida fácil deste troll. Não podemos ver a hora de nosso próximo encontro na Flórida! Vamos mantê-los atualizados sobre os acontecimentos no Twitter. Perguntas/sugestões? Envie-nos aqui.