NANO-PRINCIPADO

Semana passada fomos premiados como Produto do Ano da AV-Comparatives na pitoresca Bavaria de Wurzburg, notável por sua deliciosa cerveja e vinho – uma dupla mais rara que alguns vintages. 🙂

lih-1

lih-2

lih-3

De Würzburg, fomos para o sul em um carro alugado, e por acaso nos deparamos com o principado de Liechtenstein, lugar onde nunca tinha conhecido. Então, deixe-me ver… Sim, esse é o país número 81 da minha lista! Legal: um ano novo começando com novas conquistas. Que continue assim! Seria um pecado só passar, sem sair do carro… então, saímos do carro – numa cidade de nome Vaduz (já ouviu falar?) – a capital do país.

Caminhamos pelo centro da cidade, eu estava tirando fotos que nem louco com minha nova super-duper Sony. Um pequeno problema: não captei a dica dos fabricantes representada por uma luzinha amarela no canto inferior que indica “SEM CARTÃO”! Sim, deixei o cartão de memória no laptop. Todas aquelas fotos… e nenhuma para mostrar meu trabalho! (Nota à Sony: tornar impossível “tirar” fotos se o cartão de memória não estiver inserido. Imagino que deve ser muito difícil, mas… :).

Temo que só tenho uma foto para mostrar de Vaduz! Foi tirada por meu companheiro de viagem, A.Sh, em seu celular – do Museu de Belas Artes:

lih-4

 

O que é interessante sobre Liechtestein?

O principado – é pequeno. Aproximadamente, 25 km ao norte e 10 km ao longo da seção mais longa. Julgando pelo mapa, por volta de quatro-quintos do território é coberto por grama alta e penhascos montanhosos. As montanhas continuam lindas mesmo com o tempo fechado do inverno. Por volta de 37 000 pessoas vivem no principado.

Agora cito a Wikipédia, com alguns dos meus comentários em itálico. Sendo mais preciso, cito a página da Wikipédia russa sobre o país – traduzido para português. Curiosamente difere um pouco da página da Wikipedia em Inglês. Fico me perguntando se isso é algo que ocorre geralmente na Wikipédia. Investigarei depois…

—–

Liechtenstein é uma monarquia constitucional… Como resultado do referendo constitucional de 2003, poderes amplos foram conferidos ao Príncipe de Liechtenstein, incluindo direito de veto a qualquer lei ou decisão do governo e dissolução do parlamento, indicar ou dispensar membros do governo, introduzir leis especialmente importantes pessoalmente, e indicar juízes. Uma tentativa de limitar a autoridade do Príncipe e recolher seu direito de veto entrou em referendo em 2012, mas foi rejeitada.

– (Isso sim dá para chamar de poder vertical!)

 O GDP de Liechtenstein em 2007 rendeu 4,16 bilhões de dólares, com um GDP per capto de 134.000 dólares. Em 2012, GDP per capita foi de $141 000 – segundo no mundo depois do Qatar.

(Uau!)

O principal setor da economia é a manufatura: metais, instrumentos de precisão, óticos, equipamentos de vácuo, sistemas eletrônicos, microprocessadores. A indústria principal: máquinas de precisão e instrumentos.

 Emprego no pais está por de 32.400 (população total ~37.000!), com mais de um terço (12.900) dos trabalhadores que vão trabalhar em Liechtenstein todos os dias, são da Áustria, Suíça e Alemanha.

– (Verdadeiros Gastarbeiters, se já existiu algum:)

O maior centro popular (em 2013):

-Schaan – 5933;

– Vaduz – 5229.

—-

Então aí está! Um pouco do que você não sabiam sobre Liechtenstein. Terei de voltar no verão para capturar toda a beleza alpina dos arredores, tanto com meus olhos, quanto com minha Sony. 🙂

Até mais pessoal; e novamente – escrevendo isso do… (advinhem!):

lih-5

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.