As grandes atrações de Barcelona

Barcelona. Faz tempo desde a última vez que estive aqui, e ainda mais tempo desde que estive no Mobile World Congressfoi em 2012, ou quarto anos atrás. Aos que consideram isso como um pecado, me perdoem. E sim, eu considero um pecado. Dito isso, é bem divertido reler alguns dos meus antigos relatos!

Mas chega de nostalgia – vamos de volta ao presente e a continuação da minha história.

O MWC mudou bastante ao longo de quarto anos. Era um evento bem importante, embora tivesse uma atmosfera local e voltada para celulares e smartphones. Agora a conferência cresceu e tornou uma mega exibição global comparável em tamanho com a CES Las Vegas ou à gigantesca CeBIT  em Hannover… ou como costumava ser. Infelizmente, os participantes internacionais da CeBIT decidiram ir para outro lugar.

A boa e velha mega-CeBIT parou de falar todas as línguas, e agora apresenta apenas exposições de TI em alemão, o que é uma pena. Tudo bem, chega de pessimismo. É chegada a hora de aumentar meu tom de voz.

Já a conferência em Barcelona se tornou algo bem diferente! São oito pavilhões gigantescos, quase todos lotados de estandes e visitantes. É realmente incrível.

Também fizemos parte da Conferência:

Bem como nossos concorrentes. Aqui um deles:


mobile-world-congress-barcelona-2016-3

Tenho que dizer que fiquei bem nostálgico. Tenho memória vívidas do muito distante “cheiro da velha CeBIT, do alvoroço, todo mundo no mesmo espírito de “acreditar no futuro”, o trabalho duro, a barulheira, ser sacolejado e levar cotoveladas. Agora, essa atmosfera está aqui, em Barcelona. Estava tudo bem movimentado, com muitas trocas de ideias e algazarra. O único ponto negativo é a comida – basicamente fast food, gordurosa demais para meu gosto.

Fora isso, é incrível – gigante, enorme, sensacional, maravilhosa. Montaram um verdadeiro espetáculo!

A exposição foi gigantesca com tudo sobre celulares (desculpe repetir). Infelizmente, captei apenas o essencial sobre as novidades do mercado. Passei apenas um dia e não tive tempo para olhar os pavilhões ou apresentações – simplesmente, não consegui tempo para isso. Nesse caso, confira as notícias relacionadas; apenas tenho minhas impressões gerais e algumas fotos para compartilhar.

Aqui estão algumas delas:

mobile-world-congress-barcelona-2016-9É claro, que a Apple não teve um stand aqui, e nem poderia. Eles possuem uma estratégia de marketing religião diferente. Além do mais, interessantemente, eu não vi nenhum vestígio da Microsoft! Isso me surpreendeu…. Em todo lugar, podíamos ver propagandas de todos os lançamentos de pequenos e grandes players do mundo mobile. Mas eu não vi nenhuma referência a Microsoft. Meus olhos provavelmente estão envelhecendo, e a lente da minha câmera acumulou resíduos de todas as minhas viagens. Essa deve ter sido a razão.

Na verdade, tudo que se trata da Apple, Microsoft, Google, Samsung no mundo dos celulares é bem atraente, mesmo que um pouco delicado – especialmente, se lembrarmos de todas as outras que já desapareceram. Um minuto de silêncio… [para a lista de marcas que sumiram de repente do mercado].

É assim que as coisas são. Descansem em paz.

No mundo mobile, as coisas mudam muito rápido. No meu escritório, eu ainda tenho Siemens S4 funcional. Está vivo – eu só preciso carregar a bateria.

Há outras coisas aqui que também remanescem da antiga CeBIT – stands patrocinados pelo estado. Esses são tipicamente financiados por algum ministério para promover campanhas nacionais e produtos de TI. A propósito, em 1992, participei de um desses stands “compartilhados”. 🙂

Quais outros motivos tornam esses megaeventos globais de tecnologia famosos?

Normalmente, alguns brinquedos tecnológicos caros são lançados (como os carros de F1 ou dispositivos espaciais), assim como, estrelas da mídia e outras “celebridades” que movimentam multidões marcam presença. Contudo, o congresso em Barcelona foi meio decepcionante com as surpresas. Meu detector de novidades só apitou uma vez nos celulares dentro de aquários. E até isso não é lá essas coisas – até porque isso já é feito por diversos fabricante. Testei celulares como esses em Kamchatka, nas ilhas Kuril e no Kilimanjaro.

Aqui uma futurística, fantástica e completamente automatizada, Mercedes:

Tudo bem, mas o que realmente acontece nesses eventos? As pessoas circulam, dão uma olhada, tiram fotos, e … vão embora. Não tem diversão nenhuma! As pessoas estão cheias de tecnologia. Não existe reverência ou exaltação por inovações. Alguém pode ter descoberto, inventando algo com laser quasi-alpha… e ninguém liga muito.

Onde eu quero chegar? Os anos nos quais as vacas eram ordenhadas manualmente e todo mundo ficou maravilhado com máquinas de ordenha estão no passado. Hoje, não é possível surpreender ninguém mesmo com um dispositivo robô-computadorizado com inteligência artificial (que não existe). Mas se trouxessem vacas de verdade para uma exposição como essa e uma palestra ensinando, ordenha-las, seu stand estaria cheio com toda certeza. Acredite em mim.

Vamos recapitular.

  1. Eu vim por isso:

2. Dei de cara com isso:

3. E os leitores devem decidir o que é isso:

mobile-world-congress-barcelona-2016-29

Isso é tudo por enquanto. Saudações a todos de… mais uma cidade.

O resto das fotos do Mobile World Congress estão disponíveis aqui.

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.