Rotas aéreas da América do Sul ao Sudeste Asiático

Ir de Cancun no México para Sanya na China nunca será fácil mesmo com as melhores condições climáticas. Mas não é tão difícil assim. De qualquer forma, essa rota se enquadra na categoria das mais complexas. Juntamente com ela, encontramos as rotas que ligam a América do Sul ao Sudeste Asiático: as rotas dificilmente são diretas e a distância é invariavelmente gigantesca.

Por exemplo, voar de Hong Kong, Bangkok ou Kuala Lumpur para Santiago ou Buenos Aires sempre será um teste de paciência no que diz respeito a horas de voo e número de conexões. Enfatizo o sempre porque todas as rotas disponíveis – quatro – levam aproximadamente o mesmo número de horas para serem completadas.

Pergunto:

Quais são essas quatro rotas comerciais bem distintas que ligam o Sudeste Asiático e a América do Sul? (uma delas não voei ainda). Vamos de Hong Kong para Buenos Aires?

World Map

Fonte

As respostas possíveis são:

Rota 1: a mais óbvia: pela Europa.

Por Paris (se o destino for Santiago) ou por Frankfurt ou Amsterdã. Uma conexão. Mas de 25 a 27 horas no ar: 12 a 13 para chegar à Europa e mais 14 ou 15 para o extremo sul da América do Sul.

Rota 2: ainda óbvia: pela América do Norte.

Por Toronto (uma conexão) ou por Dallas ou Miami (soube que por Dallas você pode terminar o trajeto com uma conexão, mas precisará esperar de 20 horas, sem chance). De qualquer forma você vai ficar 25 ou 27 horas no ar, então dá no mesmo que a opção pela Europa. Mas vale ressaltar que é sempre bom evitar conexões nos Estados Unidos.

p1040056Rota 3: radical (Antártica) – pela Austrália e Nova Zelândia.

Apenas 22 horas longe do chão! Com uma conexão! Hong Kong – Sydney – Santiago = 9 + 13 horas de voo. Ainda temos Hong Kong – Auckland – Santiago = 11 + 11. Serviço de bordo excelente, e dá para ver a Antártica pela janela durante o inverno (verão brasileiro).

Um possível lado negativo: talvez você não goste da ideia de estar três ou quatro MIL quilômetros de distância do continente mais próximo, sendo esse, terra coberta de gelo e desolação. Fiz essa rota duas vezes e confesso que dá para se sentir vulnerável. Aqui tem o meu relatório sobre meu voo mais recente sobre a Antártica.

Rota 4: pela África do Sul. Infelizmente, não existe mais.

Essa era a mais peculiar: Kuala Lumpur – Cidade do Cabo – Buenos Aires, pela Malasya Airlines. A rota foi encerrada em 2012. Voei com a Malasya Airlines uma vez (para a Cidade do Cabo por Kuala Lumpur), fiquei bastante impressionado com o voo em si e a conexão na capital da Malásia.

P1010699

Em 2009 e 2010, dei de cara com a calda de um avião da Malaysian no aeroporto de Buenos Aires… deixando bem claro que eles voavam até lá! Então, o voo de Hong Kong para Santiago pela rota: Hong Kong – Kuala Lumpur – Cidade do Cabo – Buenos Aires – Santiago = 4+10+8+2=24 horas. Menos do que na rota pela América do Norte, com um ponto negativo: 3 conexões!

Mesmo assim, na minha opinião a Malaysian Airlines está entre as melhores companhias do mundo, a conexão em Kuala Lumpur é bem agradável, você poderia se gabar que voou pelo Atlântico Sul, e no trajeto entre Buenos Aires e Santiago ainda veria a montanha mais alta da América do Sul, o Monte Aconcagua.

vwdt6dUm

Fonte

Atualmente, apenas linhas aéreas sul-africanas vão de Johannesburgo para São Paulo. Nessa rota, temos uma viagem bem longa e a conexão em São Paulo não é das melhores.

Na verdade, existe uma a Rota 5: por Dubai:

Hong Kong – Dubai – São Paulo – Santiago (de Emirates). Não recomendo.  25 horas de viagem com conexão em São Paulo. O avião sai de Hong Kong no fim da tarde, então não tem a menor chance de ver os Himalaias no horizonte. Esses são os contras.  Os a favor: Emirates.

Espera! Tem uma Rota 6! É longa e tempestuosa, com conexão em São Paulo, mas por Doha no Qatar pela Qatar Airways. Olha só, temos uma Rota 7 por Addis Ababa (pela Ethiopian – nunca voei com essa companhia). Uma rota parecida com essa também pode ser feita pela South African Airlines, com umas 26 de voo.

Isso é tudo pessoal. Encerramos o tópico de como chegar de um lado ao outro do hemisfério sul. Contudo, se deixei algo passer: comentem!

.

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.