Starmus – Dia 2: os anéis de saturno e as memórias de ratos. Ambos inesquecíveis.

A Starmus é uma conferência quanticamente estelar! Não acredito que já tenha ido a uma conferência na qual compareci a cada uma das apresentações, do começo ao fim, mas foi o que ocorreu aqui (bem, quase). Interessante, vívida, estimulante. Em resumo: de outro mundo.

Vamos ao meu resumo das apresentações do segundo dia:

Brian Schmidt.

Astrofísico Américo-australiano. Vencedor do Prêmio Nobel de Física de 2011. Apresentação estimulante sobre matéria escura, da qual grande parte do universo é feito, mas que não pode ser vista de qualquer maneira. Também ouvimos a respeito da energia escura, que também é completamente desconhecida, mas hipoteticamente permeia todo o universo.

Galáxias rotacionam, o universo se expande: é como se houvesse matéria escura (desconhecida) e energia em ação. Mesmo que não possamos vê-la, é estimado que compõem 95% do universo. Em outras palavras, o que podemos ver são os outros 5%.

starmus-2016-tenerife-spain-day2-3

Sir Roger Penrose.

O físico britânico, matemático, filósofo científico. Sua palestra foi bem old school: ele usou um daqueles retroptojetores antigos com transparências! Bem legal! Ótimo conteúdo.

A hipótese era acerca do que aconteceu no momento do Big Bang, e o que estava ocorrendo antes disso. Podemos mesmo entender melhor esses mistérios por meio de rastros de ondas deixados no universo? Existia matérias antes do Big Bang? Se sim, de que tipo? Teoria estimulante. Tão fascinante que armazenei o tópico no meu subcórtex para ser pensado com mais cuidado mais tarde.

starmus-2016-tenerife-spain-day2-7

Neil deGrasse Tyson

Astrofísico Americano. Orador exemplar. Explanou sobre as ideias de cientistas e encontros de Terceira ordem. Claro, que viagens espaciais que precisariam de velocidades como o hyperdrive da Millennium Falcon ainda constituem um sonho distante. Contudo, há muitas mentes pensando nisso, e não só as de escritores de ficção científica, mas as de cientistas também. Cientistas reconhecem outras formas de vida que vivem em grandes distâncias não nos notaram ou simplesmente não terão interesse em nós. Eles nos veriam da mesma forma que observamos as minhocas, ou simplesmente nos achariam fofinhos como gatinhos. Ele ainda garantiu que não há grandes possibilidades de invasões alienígenas.

starmus-2016-tenerife-spain-day2-8

Eu!

starmus-2016-tenerife-spain-day2-9

Meu objetivo aqui não era unicamente assistir às apresentações da plateia (apesar do fato de que não haveria problema nisso). Eu também tinha uma palestra, a qual intitulei “Idade das Trevas da Cibersegurança”. A apresentação discorreu sobre como precisamos salvar a cibersegurança de si mesma por meio de formas de pensar distintas. Disseram-me que tudo correu bem e que o pessoal gostou. Ufa!

David Zambuka.

Dificilmente precisa ser comentado…

Edvard Moser.

Psicólogo norueguês e neuro cientista. Vencedor do Prêmio Nobel de Medicina de 2014. Sua apresentação discorria sobre o quão poderoso é nosso cérebro.

Ratos possuem cérebros muito avançados! Na pesquisa conseguiram inserir sensores nos cérebros desses animais que foram capazes de medir mudanças a nível de neurônio. Em seguida, os ratos foram observados.

A primeira área de neurônios a ser monitorada forneceu impulsos apenas quando os ratos estavam em locais específicos. O mapeamento desses locais resultaram em uma grade.

starmus-2016-tenerife-spain-day2-15

Em outras palavras, o cérebro de um rato foi capaz de determinar a localidade de um rato em particular. Com estímulos posteriores, foram encontradas outras zonas do cérebro que também reagiam a locais específicos, em uma escala diferente.

starmus-2016-tenerife-spain-day2-16

Com outros estímulos (veja a foto), a imagem 1.42 foi reduzida, a qual mede a escala de distância para o cérebro de um rato.

A equipe ainda conseguiu analisar áreas de redes neurais responsáveis pelos pensamentos dos ratos, e foram capazes de determinar a direção do movimento, e contato com objetos já familiares (paredes).

starmus-2016-tenerife-spain-day2-17

Em outras palavras, ratos possuem um GPS embutido em seus cérebros! Se um rato pegar um caminho uma vez, na próxima vez ele o reconhecerá. Experimentalmente, confirmado!

E não são só os ratos que possuem um GPS ligado no cérebro; instrumentos similares foram encontrados nos cérebros de morcegos, macacos e até humanos!

starmus-2016-tenerife-spain-day2-18

Também ocorreram experimentos como esses em humanos. Saiba mais pela informação na foto:

starmus-2016-tenerife-spain-day2-19

Mais tarde, ocorreu outra pesquisa, mais precisa. Em resumo, nossas células da memória estão conectadas com milhares de outras células. Em 2D fica assim:

starmus-2016-tenerife-spain-day2-20

Quer mais detalhes? Vá estudar ciências! Ajudará a melhorar sua insatisfação crônica com a vida e estímulo contra as frivolidades (se for esse seu problema). Tarde demais? (Na minha opinião, nunca é tarde!) Garanta que seus filhos se interessem então!

Carolyn Porco

A cientista planetária Americana, e líder do time de ciências de imagem na missão Cassini que está em órbita com Saturno.

As fotos são… É melhor que você veja por si mesmo.

Os anéis de Saturno são planos de milhões de quilômetros de largura, lisos e brilhantes. Nas extremidades dos anéis temos cristas de dois a três quilômetros (ninguém sabe o porquê). Praticamente tudo já foi fotografado daqui, até a tal da Terra. Por mais que as fotos não estivessem muito claras, quem não reconheceria a própria casa?

A seguir: mesa redondas com os astronautas Alexei Leonov, Rusty Schweickart, Claude Nicollier, Sergey Volkov, Garrett Reisman, Roman Romanenko. Mediador: Chris Hadfield (jogue todos no Google e veja que elenco incrível). Muita coisa interessante foi dita sobre as missões anteriores, mas infelizmente pouco foi dito sobre o futuro.

E foi assim que o Segundo dia terminou. Mas não a segunda noite! Todo mundo foi colocado em carros e enviados para a festa psicodélica no ITER, Instituto de Energia Renovável.

Mais no próximo post, o registro final da Starmus…

Todas as fotos de Tenerife estão aqui.

 

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.