14 julho 2016
Groelândia, parte 2. – Aeroportos.
Kangerlussuaq. Provavelmente, o aeroporto internacional mais estranho no mundo. Antes de mais nada, tente pronunciar o nome. Dificilmente tarefa fácil, não é?
Nunca tinha visto um aeroporto internacional cuja população local é de 500 pessoas. Não 500.000, 500! Bem, agora eu vi.
Já tinham visto um aeroporto no qual para voos domésticos você não passa pela segurança? Você faz o check-in, despacha sua bagagem, e anda para onde quiser, incluindo o saguão de entrada do aeroporto! Quando seu avião está prestes a decolar, você simplesmente vai até ele, sem ter que se afobar com a segurança. Um sonho!
Ok, lá vamos nós a resposta da pergunta número 2:
A Groelândia é um país com o relevo muito acidentado e congelado. Então, construir um aeroporto – no qual você precisa de terreno plano para a pista e distância razoável de grandes formações rochosas para que aviões consigam ganhar altura e pousar em segurança. O local mais adequado para isso foi justamente Kangerlussuaq: um pedacinho de rocha lisa longe das pedras mais próximas. O único problema: a pista só tem 2,8 km!
Como comparação: Sheremetyevo – 3,5/3,7 km; Domodedovo – 3,8 km (a pista mais longa da Rússia); Heathrow – 3,9 km. Hong Kong, um pouco mais curta que Hearthrow. Singapura – 4 km! Assunto interessante. Fiquei imaginando onde seria a pista mais longa do mundo, procurei e descobri que é na China!
Saimos do único aeroporto internacional da Groelândia, e logo entendemos que o “internacional” não era à toa. No caso dos aeroportos domésticos de Nuuk e Ilulissat, temos apenas 0,95 e 0,845 km de comprimento, respectivamente.
Descobri ainda que os pilotos precisam de licenças especiais para usar essas pistas de posto minúsculas (nas quais para piorar o tempo não ajuda). Nada mais justo!
Próxima parada – Nuuk
Mas primeiro, outra pergunta:
Pergunta No. 3
Todos os passageiros de voos em qualquer avião embarcam e desembarcam pelas portas do lado esquerdo olhando de trás para frente. Sempre. Mesmo que seja mais lógico abrir a porta para o lado direito (caso exista uma), como nesse caso:
Às vezes passageiros são liberados pela porta estreita também (low costs fazem isso para acelerar o embarque o desembarque). Caso se trata de Airbus-380, a porta do andar superior também é aberta. Mas apenas a porta da esquerda.
Por que?
Darei a resposta no próximo post, direto da ainda ensolarada Groelândia…