8 novembro 2016
Muito mais aço
Olá pessoal!
Já falei para vocês que a fábrica de aço de Novolipetsk é colossal, não é? Então, faz sentido que as fotos da minha visita não caibam em um post. Portanto, isso mesmo, aqui vai a parte dois!…
Muito bem. 15 milhões de toneladas de aço – isso dá quanto mesmo? Quero dizer, de uma forma que possamos compreender? Ok, lá vai minha tentativa de quantificação esclarecedora para as massas…
Sabe o bloco laranja brilhante na foto a seguir? Chama-se, veja só, uma placa, e pesa entre 25 e 35 toneladas. Dessa forma 15 milhões seriam…
…Aproximadamente 500.000 dessas placas. Meio milhão. Ainda não consegue imaginar? Tentarei de outra forma:
Um cubo de metal pesa por volta de 7,87 toneladas (o de aço pesa por volta de 7,85; que dá mais ou menos no mesmo. Para o propósito em questão a diferença é desprezível). Então, 15 milhões de toneladas serão por volta de 1,9 milhões de metros cúbicos, 100 metros de profundidade, e 200 metros de altura. Isso seria algo como um arranha-céu de 50 andares feito de aço sólido. Ou um cubo de 125x125x125. Começando a conseguir imaginar a dimensão?
Só para garantir – vamos ver mais um caso:
1.9 milhões de metros cúbicos podem também ser representados por uma barra de um metro de altura, por um metro de base se estendendo 1900 quilômetros – como a distância de Gibraltar a Paris (pela estrada, não em linha reta!). 1900 quilômetros de aço saem da fábrica de aço de Novolipetsk todos os anos, o que segundo meus cálculos… equivale a… 216 metros por horasl
Ou!….
…vamos pensar em vagões de trens! Digamos que um vagão tem 15 metros de comprimento e abarca 70 toneladas de carga, a produção de um ano equivale a… 214.000 vagões, o que significa um trem se entendendo por 32000 quilômetros! Bem isso foi o que calculei, não acho que tenha errado.
// Uma divagação: toda essa conversa sobre metal me fez imaginar a respeito de qual metal é o mais pesado? Segunda a Internet há um empate entre o ósmio e irídio. Um metro cúbico desses dois pesa três vezes mais que o aço, ou seja 22,6 toneladas! Mas esses dois são extremamente raros. Em terceiro lugar vem a também rara, mas nem tanto, platina, cujo metro cúbico pesa 21,45 toneladas!
E o metal mais leve conhecido pelo homem?
Este seria o lítio, sendo duas vezes mais leve que a água! Tão leve que flutua na água. Imagino que seria ótimo para fazer navios. O metal mais caro, o califórnio, não ocorre naturalmente na natureza. O natural mais caro é o ródio.
Mas onde eu estava?
… Não sei bem, mas vamos falar de grandiosidade.
O tamanho da fábrica é o de uma vizinhança inteira (ou duas), com seu próprio sistema de transporte, infraestrutura, e rede de canos sem fim dentro dos quais fluem diversos metais de uma oficina a outra. Quando perguntei se havia alguém no complexo que entendesse a topologia do complexo, a resposta foi rápida: “não!”. Cada elo na corrente faz sua parte, e esquece das outras.
Esse é o ônibus do complexo entre uma parada e outra estando bem no horário da tabela de horários. Uma opção bem melhor do que andar de uma parte a outra.
A primeira parte da nossa excursão foi cobrir a fornalha de Rossiyanka, a joia da coroa por aqui.
É conhecida como a joia ou ser altamente tecnológica – tendo sido colocada em operação em 2011. Também se trata da única fornalha do tipo a ter sido construída na Rússia em tempos pós-soviéticos. Na verdade, é a única fornalha dessa dimensão construída na Europa desde 1991.
Assim como tudo aqui, Rossiyanka é gigantesca – 108 metros de altura. Opera sem parar, 24 horas por dia, recebe matéria prima e cospe ferro o tempo todo.
Fora da fornalha o ar é mais limpo e menos fedido, pois ecologia é levada bem a sério pro aqui (mais sobre isso já já ). No lado de dentro são outros quinhentos: o cheiro característico de ferro e aço é tão intenso que você quase sente o gosto.
Sendo a fornalha tão inovadora, não há como ver o ferro sendo de fato produzido. Todos os processos de produção perigosos ocorrem em recipientes isolados, controlados remotamente. O único processo visível e de certa distância é o ferro sendo despejado em grandes recipientes próximo à plataforma da ferrovia. Esse ferro é enviado para outra fábrica na qual será transformado em aço. Claramente, sistemas de controle industrial tem papel fundamental.
E claro, não podíamos deixar de ter processos industriais ocorrerem sem o grande botão vermelho, não é?
Agora para a fornalha Rossiyanka N. 6, construída em 1978.
O ponto alto do nosso tour foi uma das oficinas mais movimentas. Aqui vapor utilizado para resfriar aço esguicha ao longo de uma esteira. O aço resfriado é cortado em placas, que depois são prensadas em folhas. E lá vem muitas fotos….
A temperatura das placas chega por volta de 1000° C.
As placas quentes viajam ao longo do caminho de uma ponta a outra, de uma oficina para a outra, sendo submetidos por processos diferentes: prensa, resfriamento e se tornam cada vez mais finas… até a espessura de uma massa folheada! Veja essas duas prensas.
Aqui estão dois… rolos compressores:
Já quando bem finas as folhas de metal se movem bem mais rápido…
A razão para o aumento da velocidade é que a relação de tonelada por metro precisa se manter constante. Então, se uma placa é achatada e se passa a ter metade de seu tamanho/massa, ela irá duas vezes mais rápido. Anteriormente, as placas se moviam ainda mais devagar, enquanto próximo do fim as folhas elas chegam a 15 m/s. (pelo menos foi o que o guia nos contou).
Aqui temos uma folha voando de uma prensa para outra!
Próximo – outra prensa, e depois água fria.
Tanto a oficina quanto a esteira são enormes – 1200 e 800 metros de comprimento respectivamente.
Uma placa vai de uma ponta a outra da esteira de 800 metros em menos de quarto minutos.
Enquanto isso, nossa excursão continua. Ouvimos cuidadosamente nosso guia tentando memorizar fatos e dados, esquecendo coisa ou outra aqui e acolá.
O fim da esteira.
Aqui está a parte fina da “massa folheada” sendo enrolada.
A massa de um desses rolos atinge de 25 a 36 toneladas, a depender da ordem. O comprimento do rolo chega a quase 2 quilômetros..
Ainda vermelho de quente:
O rolo finalizado é descarregado e enviado seja para outra oficina para processamento ou para processamento futuro e então vendido. Um desses rolos é vendido por um milhão de rublos (15.700 dólares).
Todo o processo é automatizado; não vimos um único colaborador encarregado do controle do processo produtivo – apenas nós, turistas. 😀
É isso aí – uma fábrica de rolos de folha de aço de primeira classe. Uma coisa pitoresca sobre a qual saber. Agora, meus conhecimentos a respeito de produção de metal enrolado é bem melhor do que antes. Recomendo que todo mundo aprenda mais sobre isso também – principalmente se estiver de passagem por Lipetsk. 😀
No próximo artigo… você não vai acreditar…
O Lago do Cisne!
Você consegue adivinhar do que estou falando exatamente? Sem olhar na internet….
Até amanhã, pessoal…