A porta de entrada para ciberimunidade

Olá a todos!

Com isso – um breve interlúdio para meus contos sinuosos em andamento do lado do Permafrost. E que melhor interlúdio poderia haver do que uma atualização sobre o lançamento de um novo produto K importante ?!

Rufem os tambores…

Estamos lançando e apresentando oficialmente ao mundo nossa primeira solução totalmente ‘ciberimune’ para processamento de dados industriais – a sentença de morte para a cibersegurança tradicional, anunciando uma nova era de ‘imunidade cibernética’ – pelo menos (por agora) para sistemas industriais e a Internet das Coisas (IoT)!

Então, onde está essa solução ciberimune? Na verdade – no meu bolso! ->

Não confundir com um celular dos anos 90 …
… É na verdade uma caixa industrial mágica de truques (4.0!), capaz de proteger… uma fábrica inteira! Essas são as maravilhas do design de ponta, tecnologias pioneiras e miniaturização:

E então, deixe-me apresentar a você nosso novo Kaspersky IoT Secure Gateway (KISG) 100 – o primeiro de uma gama de produtos ciberimunes para infraestrutura industrial de IoT, que está chegando ao mercado atualmente! E desenvolvemos esta solução com nossa subsidiária Aprotech baseada no KasperskyOS e no hardware Siemens SIMATIC IOT2040.

Kaspersky IoT Secure Gateway (KISG) 100

Eu digo ‘apresentando’ a você este novo kit maravilha, mas já pode soar familiar para os leitores mais regulares deste blog. Isso porque, outro dia mesmo, no outono do ano passado (como o tempo voa), o protótipo deste kit maravilhoso ganhou um prestigioso prêmio na World Internet Conference na turística Chinese-VeniceWuzhen, sendo esse prêmio para ‘World Leading Internet Scientific and Technological
Achievement ‘! Mas esse era o protótipo. Agora é um produto acabado e completo, pronto para ir. E é assim:

Esta modesta caixinha tipo cassete Walkman dos anos 80 é capaz de conectar, por exemplo, máquinas-ferramentas CNC industriais e sensores inteligentes com serviços de plataforma IoT industrial, que fornecem proteção integrada de dados telemétricos coletados do equipamento. Em seguida, esses dados são transferidos com segurança para a nuvem.

Nosso sistema operacional torna o gateway resistente à maioria dos tipos de ciberataques . Tal produto – com imunidade cibernética embutida – ajudará a elevar a continuidade da produção, de forma orgânica incorporando-se ao conceito moderno de indústria inteligente (Indústria 4.0) com sua abordagem verdadeiramente revolucionária.

O leitor mais experiente pode perguntar: ‘Mas realmente precisamos de outro portal? Já existem gateways baseados em Linux e outras plataformas? O que há de tão especial no seu? ‘

Aqui estão alguns motivos:

Nosso gateway possui um microkernel minimalista (e isso significa simples e confiável). Para comparar, o microkernel do KasperskyOS para este gateway contém 17.000 linhas de código; tal kernel no Linux para uma classe de solução semelhante contém… nove milhões!

A arquitetura de um gateway no Linux é praticamente plana. Os usuários (root)  sortudos e “privilegiados” podem ver todas as nuances da arquitetura interna. Enquanto que com um gateway ciberimune em MILS (Multiple Independent Levels of Security) , cada componente opera em um domínio isolado. Um ataque cibernético a um dos componentes não leva os mal-intencionados, possivelmente, a penetrar em qualquer um dos outros domínios.

E a cereja do bolo

Com o Linux padrão, em gateways dessa classe, as políticas de segurança são associadas a várias operações com arquivos de uma vez. Assim, a segurança real se espalha do gateway para os aplicativos corporativos – e qual modo real de proteção é usado em um gateway específico é desconhecido para o operador. Enquanto que com um gateway no KasperskyOS, uma política é implementada descrevendo os principais objetivos de segurança (o principal: ‘acesso ao equipamento não permitido’), e o próprio gateway interage exclusivamente com o microkernel.

Nossas equipes K apenas esta semana apresentaram nosso Kaspersky IoT Secure Gateway (KISG) 100 na exposição industrial alemã Hannover Messe 2021 (12 a 16 de abril).

Aliás: a última vez que estivemos em Hannover Messe foi em  2019. No ano passado, o evento anual foi cancelado totalmente devido à pandemia, enquanto este ano será 100% online. (Bom, pelo menos não foi cancelado).

E isso é tudo por hoje, pessoal. De um Hanover virtual – câmbio e desligo! …

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.