Novos produtos do ano passado: uma análise e tudo o que esperamos de 2022

Um novo ano de trabalho começa, navegando de forma constante e segura como… um avião de passageiros de longo alcance voando para o leste. Pela janela tudo é mais brilhante: em Moscou, a luz do dia aumentou quase uma hora por dia durante um mês; em Nova York, 40 minutos, e em Reykjavik, mais de duas horas. Mesmo em Cingapura há… um minuto a mais de luz solar por dia em comparação com um mês atrás.

No entanto, eu não terminei com 2021! Primeiro foi o meu saldo do ano (tudo positivo); depois a revisão das patentes K de 2021 (todas positivas) e houve uma revisão dos resultados corporativos/financeiros um pouco mais tarde  (todos positivos :). E hoje eu tenho outra resenha para você!

Várias avaliações em um único ano? Se você já teve o suficiente de 2021 e quer deixá-lo para trás, esqueça e continue com este novo ano, isso é para você!” ->

Na verdade, você pode baixar o calendário com esta foto acima  aqui (e aqui deixamos nossa inspiração :).

Certo, vamos voltar para a quarta retrospectiva de 2021…

Por ser uma análise profissional: do produto e dos avanços tecnológicos que alcançamos durante nosso movimentado 2021, tudo com o objetivo de proteger contra crimes cibernéticos. Mas primeiro, um pouco de história de produto/tecnologia…

Primeiros passos na fabricação de produtos (AV)

Nosso objetivo sempre foi trazer tranquilidade e confiança no mundo digital para todos, desde idosos que recebem receitas de biscoitos de seus netos por e-mail, até grandes empresas com uma vasta e complexa infraestrutura cibernética, com centros de operações  de segurança  e grandes riscos em caso de ciberataque.

No início dos anos noventa, é claro, éramos dedicados principalmente ao antivírus para usuários domésticos e seus computadores. Nós nos tornamos muito conhecidos por isso, primeiro na Rússia, depois no resto do mundo, enquanto eu me sentia como um vendedor ambulante. Paralelamente aos AVs nacionais, começamos a produzir produtos para empresas, inicialmente voltados para os menores (embora essas soluções ainda fossem  essencialmente apenas antivírus).

Nossa evolução

Algum tempo depois, começamos a fabricar produtos e soluções para grandes, muito grandes e gigantescas empresas.  Mas seus requisitos de segurança eram iguais aos das grandes, um simples antivírus  não era suficiente; eles precisavam  de proteção cibernética complexa e de diversos níveis, o melhor do mundo. Agora, alguns podem ter atingido esse nível (mais alto) e pensaram: é isso, agora um pouco de velocidade de cruzeiro/piloto automático.  Mas esse não era o nosso caso, mas está em nosso DNA para sempre evoluir, não importa o quão bem estamos fazendo. Afinal, descansar em seus louros em um mercado em rápido desenvolvimento como a cibersegurança leva à rápida aniquilação das empresas.

E agora?

Mudanças em nosso mercado estão acontecendo a uma velocidade vertiginosa. Os ataques se tornam mais inteligentes, a segurança da rede mais complexa e a velocidade com que novas tecnologias informáticas (que também exigem proteção) são introduzidas é hipersônica. Portanto, hoje você só pode proteger um negócio usando uma única plataforma corporativa, que atende a todas as necessidades dos clientes e permite todos os cenários de segurança necessários (prevenção, detecção, investigação, resposta e gerenciamento de configuração de sistemas) para todos os tipos de ativos de computador no mercado corporativo.

Uma única plataforma corporativa desse tipo, também conhecida como ecossistema de cibersegurança, deve estar aberta a desenvolvedores de terceiros e proteger tudo contra a ciberescória.  Ser o melhor do mercado, é claro, ajudaria. E essa é a plataforma tecnológica do futuro que almejamos. E nós a chamamos de Kaspersky Open Single Management Platform.

10 + 250 = 2021

Mas não vamos nos precipitar. Vamos voltar do futuro para o ano passado…

Em 2021 lançamos:

  • 10 novos produtos/serviços.
  • Mais de 250 atualizações grandes e muito grandes para produtos existentes, várias das quais se tornaram totalmente diferentes após o processo de refatoramento.Os lançamentos mais inovadores foram:

1. Kaspersky Managed Detection and Response (MDR): uma solução para a detecção e análise automática de incidentes de segurança na infraestrutura corporativa, utilizando telemetria e aprendizado de máquina avançado. Em essência, é uma ferramenta de paleontologia cibernética que analisa continuamente dados de endpoints , a fim de detectar ataques até então desconhecidos em um tempo muito curto. Nosso relatório recente lança luz sobre vários desses ataques até então desconhecidos: com a ajuda do KMDR, nossos clientes se protegeram proativamente de: (i) ataques através da vulnerabilidade PrintNightmare, (ii) novos truques de espionagem cibernética do  grupo MuddyWater  e (iii) despejar informações de login através da  memória LSASS. entre outros. Também introduzimos a compatibilidade com Mac (além do Windows e Linux) e adicionamos o gerenciamento de MDR a partir de um único console (ao qual já conectamos EDR e Endpoint Security).

2. KUMA é a nossa Kaspersky Unified Monitoring and Analysis Platform (em breve para o mercado internacional). Um elemento-chave do nosso ecossistema é uma poderosa solução da classe SIEM semelhante a uma torre de controle de tráfego aéreo, apenas para grandes redes corporativas. Ela coleta sinais de dispositivos e aplicativos de rede, processa dados recebidos, detecta anomalias e alerta rapidamente especialistas em cibersegurança sobre um ataque. Assim, mesmo que o malware de alguma forma consiga acessar uma rede, a KUMA rapidamente ataca, antes que possa causar qualquer dano. E, como o KMDR, a KUMA foi especialmente projetada para detectar ataques até então desconhecidos. E, como se tudo isso não bastasse, há mais: não só a KUMA pode analisar dados de nossos próprios produtos e serviços (incluindo KATA, Threat Intelligence e KICS), mas também pode analisar dados de produtos de muitos outros desenvolvedores, incluindo Microsoft, Cisco, VMware, Check Point e Palo Alto Networks.

3. Kaspersky Industrial CyberSecurity (KICS). O mundo digital entrou em todas as fábricas e outras indústrias há muito tempo. Infelizmente, malware e cibervilões não estavam muito atrás e uma vez dentro, eles ficaram muito loucos. Mas não se preocupe, porque onde quer que os bandidos vão, nós também vamos, para proteger toda infraestrutura digital e transformar fábricas em fortalezas cibernéticas. E desculpe minha falta de falsa modéstia, mas devo dizer que o nível de desenvolvimento tecnológico em nossas soluções industriais de cibersegurança está muito acima da concorrência: literalmente nenhuma delas fornece o nível de controle sobre eventos de segurança relacionados a dados em redes do setor como nós. Em 2021, reforçamos essa liderança: graças à forte integração do KICS for Networks e do KICS para Nodes, a solução não só detecta atividades não autorizadas monitorando constantemente o tráfego de rede OT, mas também fornece um inventário de endpoints para gerenciamento de vulnerabilidades.

P.D. …

Houve muitos outros novos produtos poderosos, tecnologias de ponta e eventos temáticos em  2021, mas eu tive que estabelecer: se eu tivesse incluído tudo, este post teria dezenas de páginas! Mas, brevemente, estes se resumem em: uma (quase) vitória em uma competição de evasão de segurança de aprendizado de máquina (uma tecnicidade impediu a vitória!), produtos para iOS e a proteção de roteadores domésticos, tecnologia para detectar dados pessoais na nuvem e muito, muito mais. Obrigado a todos os colegas envolvidos nesses projetos e minhas desculpas por não incluir mais informações sobre eles (um dia conseguirei detalhar todos eles)…

Então aqui temos isso, amigos: 2021 tem sido um grande sucesso para nós também na área de produtos. E tenho certeza que 2022 será ainda melhor.

Mas por enquanto, de volta ao trabalho!