Meu companheiro de viagem, o jet-lag

Alguns dias atrás, voei com a Cathay Pacific Company de Riad , capital da Arábia Saudita, para o Japão, passando por Hong Kong e Abu Dhabi. Na verdade, quando eu estava no país árabe, percebi que tinha estado no mesmo lugar há apenas três semanas para assistir ao Grande Prêmio de Fórmula 1. Então, mais uma vez, eu consegui fazer uma viagem ao redor do mundo saindo e retornando para o mesmo destino: Dublin Abu Dhabi – Canberra (e Sydney) – Singapura – Austin – Riad – Abu Dhabi. Dei a volta ao mundo e cruzei o Equador duas vezes.

O que pensei durante esta maratona ao redor do mundo?

Primeiro, a Arábia Saudita é um país seco, em todos os sentidos . Se você for pego com uma bebida alcoólica, a polícia vai te bater, e em seguida, dá uma multa e te põe na cadeia por um tempo. Você psó pode encher a cara de trabalho, porque não se acha álcool em lugar algum, até mesmo no hotel Ritz-Carlton, onde fiquei. As bebidas mais fortes que eles têm são café e iogurte.

É muito interessante – não importa qual companhia aérea você escolha, é proibido servir bebida alcoólica quando o avião sobrevoa a Arábia Saudita! Nem uma gota! Eu posso entender essas restrições se você está voando com a Saudi Arabian Airlines, mas também com a Cathay! Tivemos que esperar para entrar no espaço aéreo dos Emirados Árabes Unidos para tomar uma bebida. Não que eu precise desesperadamente beber, muito menos (bem …), mas teria gostado.

Agora quero discutir outro fato curioso sobre minhas viagens ao redor do mundo.

Como você sabe, você pode viajar em duas direções: para o oeste (seguindo o movimento do sol) ou leste (anti-horário).

Viajar no primeiro sentido é muito mais confortável do que o segundo, porque você ganha horas. Apesar de a hora de dormir chegar mais tarde (muito mais tarde), de manhã você acorda mais tarde. Assim, por exemplo, se você vai de Moscou a Boston, às 21h em Boston em Moscou (seu relógio biológico está neste fuso horário) são 6h da manhã do dia seguinte. Assim, é praticamente impossível para a cama às 21h porque o corpo pensa que são 6h da manhã. O único problema é que no dia seguinte (hora local), levantar-se muito cedo, às 4h da manhã (quantas vezes eu achei os garçons me encontraram às 6h da manhã pronto para o café da manhã, depois de passar horas andando pela entrada do hotel!).

Viajar em outra direção é muito complicado, é muito mais difícil de suportar o jet lag. Você só quer dormir o tempo todo, mas não pode, sem a ajuda de medicação. Você vira um zumbi! Para contrariar esta situação só pode fazer uma coisa: se forçar a dormir durante o dia por 12 horas, ou melhor ainda, 14h. Infelizmente, isso nem sempre funciona: o corpo rejeita esta ordem (culpa da melatonina), tem algum trabalho que não pode ser adiado ou o pessoal local é muito hospitaleiro e não vai deixar você ir dormir.

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.