NADANDO PELO MUNDO – PARTE 2

Muito bem. Seguimos marchando nadando, até a seguinte parada de ônibus do nado internacional, Europa.

  1. Mar quente, Santorini.

Santorini é uma ilha vulcânica, e uma ilha-vulcão. É realmente um anel de ilhas, que são os restos da caldeira de um gigantesco vulcão milhares de anos atrás, tem um vulcão crescendo dentro do anel, que, ocasionalmente, entrou em erupção e fica maior . Eu estive em Santorini não muito tempo atrás, e tenho falado muito sobre esse lugar neste blog.

world-best-swim_1

As únicas fontes de água termal do mundo estão em Santorini. Ao menos, as únicas que o mundo conhece. A água quente nasce no fundo do oceano, fazendo com que ela seja mais quente do que em outros lugares.

world-best-swim_2

Em alguns lugares nas ilhas é possível tomar banho de água termal. O local da foto acima não é o melhor, parece que existem outros mais fundos e quentes, segundo me disseram.

Claro que existem fontes termais em todos mundo. Inclusive em Oymyakon (onde?), mas não é permitida a visita. Nadar em águas termais em locais frios é uma sensação incrível. Na Islândia também é um bom lugar para fazer. Apenas em Santorini é possível nadar em águas termais dentro do mar. É algo único. E deve estar na sua lista “To do list”.

  1. Lago e praia de Balos: Um mar raso, ótimo para descansar

No ponto noroeste da ilha de Creta, há um lugar único chamado de Balos, composto pela praia e lagoa Balos.

A lagoa é do tamanho de dois campos de futebol e a água do mar tem um nível de meio metro ou menos. Isto é perfeito para preguiçosos: não nadar, andar apenas no conforto do mar :). E depois de lutar para andar no mar, você pode tirar o peso de seus pés e deitar, perfeitamente confortável, também em águas rasas da lagoa, que no verão é tão quente que quase atinge o ponto de ebulição! É um ideal para o turismo de praia menos movimentadas. Apenas um cuidado: essa água tende a oxidar prata – por isso lembre-se de deixar suas jóias em seu hotel ou, melhor ainda, em casa.

Outra coisa surpreendente sobre este lugar é o fato de que ainda não há um caminho para o lago / praia. Isso mantém muitos turistas algemadas (lembre-se que esta praia é para pessoas com espírito de aventura, então eles tendem a adiar caminhadas para chegar ao estacionamento mais próximo). Além disso, um método popular para trazer esses turistas para essa praia é um pequeno barco.

world-best-swim_8

Então mais alguma dica para nadar na Europa? Ah sim…

  1. Calor e frio, só para os mais destemidos: Belomorsk. 

 Belomorsk (“Mar Branco”) é uma vila no “Beloe Morye”, o Mar Branco, na Carélia, perto da Finlândia. Eu estive lá em 2000, um ano em que o verão estava estranhamente quente. Dei um mergulho e esperei o pior, como o Mar Branco na Rússia é associado com o frio, bem como a associação entre a Sibéria e a Rússia. Mas para minha surpresa, a temperatura da água era de 20 graus Celsius grande. No entanto, apenas na entrada do mar. Se você nadar mais para dentro, a famosa água fria  do Mar Branco vem e congelado até os ossos! Brrr. No final, nadar e relaxar no Mar Branco é uma experiência inesquecível.Source

Então, você pode está se perguntando o que eu fazia em Belomorsk? Meus amigos e eu decidimos fazer uma expedição de verão para as Ilhas Solovetsky. Então, eu posso dizer “No ano passado eu estava de férias nas ilhas do sul … do mar Branco!” :).

  1. Água viva, Mar Morto.

Todo mundo sabe sobre o Mar Morto no  Oriente Médio e como podemos flutuar nele, por ser tão salgado. Mas nem todo mundo foi lá. Embora, considere uma experiência que todos devem fazer: é única; e também muito engraçada 🙂

  1. Zanzibar: as marés mais loucas

As prais de Zanzibar são famosas por suas marés extremas. Quero dizer que quando a praia está na mara cheia, a praia tem uma largura típica, mas quando esvazia, a praia torna-se subitamente deserta com mais de um quilômetro de largura! Caminhando entre a areia macia, molhada, é possível inspecionar as pequenas criaturas marinhas deixadas pela recuada do mar. Nadar também vale a pena, se tiver coragem de sair do conforto de seu guarda-sol :).

Claro que se algum de vocês souber outro local para a natação, por favor deixe comentários!

Qual é o próximo … Ah, sim: o meu favorito – Kamchatka!

  1. Spa Khodutka e Resort Thermophile.

O lago quente Khodutka! Estive aqui várias vezes e sempre quero voltar. Toda vez que vou, fico eufórico!

Bem, eu já vi muitas nascentes de água quente, mas as do Khodutka são as melhores do mundo! De verdade! E há um bônus: há poucos turistas (sem estradas de acesso, só é possível chegar por helicóptero, mas é raro) mais fontes termais exclusivas: Que felicidade!

Por segundo, cerca de 100 litros de água fervente saem da terra para o lado – mas apenas em certo ponto no lago. Isto significa que a água está gradualmente esfriando quanto mais você se afastar da fonte, assim você pode escolher a temperatura que melhor lhe convier – desde fervente até congelada. E não é apenas adequado para dar um mergulho. Você pode nadar bem, uma vez que o lago é suficientemente amplo e profundo.

  1. As águas ferventes de Ksudach.

 

Cerca de 50 quilômetros ao sul de Khodutka está o vulcão Ksudach, rodeado por paisagens quase sobrenaturais. Estive aqui muitas vezes, inclusive caminhei ao redor da caldeira (uma experiência que não é desse mundo, uma das melhores rotas que eu já fiz).

A água do lago vulcânico é bastante fria em agosto, mas a água quase fervendo escorre na areia até a “praia”. Isso torna uma experiência única: você corre e saltar a partir da borda da areia para a água. Se você não saltar ou entrar no tempo incorreto: pode se queimar!

Outra característica única: se você rodear o lago, você vai sentir a água fria. Mas se as camadas profundas de rochas sob o lago, a água quente vai começar a surgir. Incrível!

Em cada visita, fazemos uma pequena piscinas improvisadas com pedras da praia. Em seguida, é só adicionar a água morna do lago usando uma pá.

  1. Iturup: a água cai, a temperatura sobe

 

Alguma vez você já tomou banho em uma cachoeira quente? Se não, corre para cá o mais rápido possível!

Não há muito a dizer além do básico: nascentes de água quente, caindo ao lado de uma montanha – a água chega a 42 graus Celsius!

É realmente duro chegar aqui: o clima local é bem subtropical nas Ilhas Curilas; um mar gelado. Talvez por isso a experiência de cachoeira térmica é tão incrível: 42 graus!

As Ilhas Curilas são um grupo muito especial de ilhas. Com alguns pontos inacessíveis  mas realmente vale a pena fazer um esforço extra para visitá-los pelo menos uma vez na vida. Ah, não há outro local de mega nas ilhas quase esquecíveis assim…

  1. Nadando em formações rochosas

O Stolbchaty na ilha Kunashir. O que é especial em nadar neste lugar é a paisagem em volta: uma estrutura semelhante a colunas vulcânicas, só que melhor. As formações rochosas surgem como à convecção de Rayleigh-Bernard. Há colunas em todos os lugares: debaixo de água, em torno da terra…

A água é muito fria no Okhotsk, mas não importa, não entorpece os sentidos – eles são muito ocupados em um estado de excitação para se preocuparem com isso 🙂

world-best-swim_52

Gritos! Uma surpresa! Acontece que na Rússia, a minha lista com os “Melhor lugares para nadar no mundo!” está no topo dos tops 100.
Então, nesse redemoinho ao redor do mundo …

Austrália!

Esta vasta terra tem grandes quantidades de belezas naturais, incluindo as praias. Como você pode imaginar, elas são praticamente “sem fim”. Muito maior do que na Europa. Afinal de contas, por toda parte, e não apenas nas margens do continente, o país é coberto por praias :). E com as praias, sempre achamos muita água para mergulhar …

  1. Mergulho mortal no norte da Austrália

Com apenas uma olhada nessas fotografias, você vair quer tirar a roupa e mergulhar nesses ambientes tropicais.

É claro, o cenário é sublime; no entanto, este é o norte da Austrália perto de Cairns – uma região onde as placas de perigo estão em cada esquina, apesar da forma descontraída dos australianos: uma garrafa de vinagre é a medida de primeiros socorros :).

world-best-swim_56

Ah, esses australianos. Uma observação sobre a garrafa de vinagre (vinagre escuro – se alguém tenta roubar a garrafa = há uma mensagem “Beware of Crocodiles”. E isso é tudo – não há sinais de regras obrigatórias. Mas voltando ao assunto de vinagre porquê vinagre? ele é o melhor antídoto para a água-viva, conhecidas como vespas-do-mar. Portanto, apesar da brincadeira, a medida faz sentido nos primeiros socorros :). Relatos afirmam que o contato com o animal, sem vinagre, pode matar um humano de duas maneiras: uma afogando dor, e a outra paralisando seu coração pelo veneno . Por Deus!

Devido a presença destas medusas mortais, as praias são quase desertas, e redes especiais são instaladas em pontos da costa, onde os nadadores insistem em dar um mergulho. Nadar fora destas redes pode ser mortal!

world-best-swim_57

  1. Paraíso australiano

Um dos meus lugares favoritos no mundo; o Paraíso dos surfistas, no ponto de ouro leste da Austrália. Este lugar foi nomeado corretamente; É um paraíso não só para surfistas, mas para todas as pessoas – incluindo pessoas que só nadam no mar. Há também tons de azul da zona costeira, ondas fortes quase tirando a roupa de banho, tubarões, e hotéis de 80 andares (Imagine a vista!) Não imagine mais – conheça o lugar.

Mas desejo sorte com o clima. Algumas vezes, acredito que poucas, é assim:

Na Austrália, há muitos pontos de locações aquáticas: as que eu conheci foram na (Ilha Hamilton), outras seguem no topo da minhas lista (Ilha Fraser).

 Minha última surpresa.

  1. Nova Zelândia.

O lugar onde você deve nadar é chamado de Piha. É uma praia simples com um mar e um clima frio. Mas … é na Nova Zelândia! Estações, é claro, são opostas às do hemisfério norte, assim você pode facilmente nadar aqui em dezembro!

Piha foi o lugar mais quente, onde se nadamos na Nova Zelândia. Ficamos muito surpresos que, embora não estívessemos tão longe de Austrália tropical, o clima da Nova Zelândia é muito ameno. Todos os oceanos em torno das pequenas ilhas são iguais. Ainda assim, as atividades aquáticas são obrigatórias – especialmente quando elas são incomuns …

world-best-swim_71

 

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.