As 5 maiores tecnologias da Kaspersky que nos levaram ao Global Top-100 de inovação

Conseguimos de novo! Conseguimos de novo! Pela segunda vez, estamos no Derwent Top 100 Global Innovators – uma lista prestigiosa de empresas globais, elaborada com base em seus portfólios de patentes. E quando falo de prestigio é porque na lista estamos lado a lado de empresas como Amazon, Facebook, Google, Microsoft, Oracle, Symantec e Tencent; Além disso, esta seleção não é apenas de empresas aparentemente fortes em termos de patentes: é formada sobre o titânico trabalho analítico da Clarivate Analytics, que avalia mais de 14 mil (!) empresas candidatas em todos os tipos de critérios, dos quais o principal é a taxa de citação, também conhecida como ‘influência’. E como se isso já não fosse difícil o bastante, os requisitos mínimos para inclusão no Top-100 aumentaram, em cinco anos, cerca de 55%:

Explicando de uma maneira detalhada, a taxa de citação é o nível de influência das invenções nas inovações de outras empresas. Para nós, é a frequência com que somos mencionados por outros inventores em suas patentes. E ser mencionado formalmente na patente de outra empresa significa que você surgiu com algo novo e genuinamente inovador e útil, o que ajuda a “algo novo e genuinamente inovador e útil”. É claro que tal sistema estabelecido de reconhecimento de outros inovadores não é um lugar para quem tem meras patentes BS. E é por isso que nenhum deles chega perto deste Top-100. Enquanto isso, nós estamos lá entre as 100 maiores empresas inovadoras globais que realmente impulsionam o progresso tecnológico.

Uau, isso é bom. É como um tapinha nas costas por todo o nosso trabalho árduo: o verdadeiro reconhecimento das contribuições que temos feito. Viva!

Ainda desnorteado (e brilhando!) com tudo isso, e com uma certa curiosidade, fiquei me questionando quais seriam as nossas cinco tecnologias patenteadas que são mais citadas – ou seja, as mais influentes. Então eu dei uma olhada. E aqui está o que eu encontrei…

5º lugar – 160 citações: US8042184B1 – ‘Análise rápida do fluxo de dados quanto à presença de malware’.

Esta patente abarca nuestra tecnología que escanea rápidamente los flujos de datos que pasan por las puertas de enlace de la red. Lleva a cabo un análisis en tiempo real del contenido de la transmisión por separado, segmento por segmento, por formato (por ejemplo, páginas web, archivos, correo electrónico con archivos adjuntos, etc.) y luego transfiere cada elemento por separado para el procesamiento especializado correspondiente. Es decir, no es necesario ensamblar todo el objeto de datos transferido. Esto facilita la tarea de los recursos de hardware y la velocidad de escaneo aumenta considerablemente, lo que significa que hay más posibilidades de encontrar ciberamenazas. Esta tecnología K tiene licencia para Allied Telesis, D-Link, Nokia, ZyXEL y muchos otros desarrolladores y proveedores; y se cita en las patentes de: IBM, Webroot, FireEye, Trend Micro, HP, Juniper y otros.

Esta patente abarca nossa tecnologia que verifica rapidamente fluxos de dados que passam por gateways de rede. Ela realiza análise em tempo real do conteúdo do stream separadamente – segmento por segmento – por formato (por exemplo, páginas da web, arquivos, e-mail com anexos e assim por diante) e, em seguida, transfere cada elemento separado para o processamento especializado correspondente. Ou seja, todo o objeto de dados transferidos não precisa ser montado. Isso é mais fácil com os recursos de hardware e a velocidade de varredura fica muito mais rápida, o que significa que há mais chance de encontrar ciberameaças. Esta tecnologia Kaspersky é licenciada para Allied Telesis, D-Link, Nokia, ZyXEL e muitos outros desenvolvedores e provedores; e é citada em patentes de: IBM, Webroot, FireEye, Trend Micro, HP, Juniper e outros.

Nada mal, hein ?! E tudo isso resume o que fazemos aqui no noroeste de Moscou, não em Palo Alto). 

4º lugar – 170 citações: US8214905B1 – ‘Sistema e método para alocar dinamicamente recursos de computação para processamento de informações de segurança’.

Cibersegurança é um assunto para todo mundo, em todos os sentidos. Sem os sinais anônimos de usuários sobre atividades suspeitas, os desenvolvedores não podem fornecer níveis adequados de proteção. E quanto maior a quantidade de usuários, melhor. Assim, com big data, as anomalias são muito mais fáceis de detectar, o que ajuda a descobrir ciberataques até então desconhecidos.

Mas nem todos os dados e usuários são iguais. Existem diferentes níveis de especialização no uso do computador por parte dos usuários – incluindo habilidade com segurança de computador. E quanto mais sofisticado for um usuário, mais provável é que os sinais que eles enviam – anonimamente, é claro – levem a um ciberataque.

Esta tecnologia Kaspersky avalia o nível de conhecimento dos usuários em função de como eles usam seus computadores. Por exemplo: o tipo de instalação do antivírus (regular ou avançado), se o modo interativo está ativado e outros softwares e equipamentos utilizados. Então, no próximo nível, a atividade do usuário é analisada – incluindo a quantidade e a qualidade das ameaças detectadas, o compartilhamento de mensagens de erro, velocidades de reação e assim por diante. E quanto mais alta a classificação da fonte, mais peso é dado à sua avaliação e, correspondentemente, o processamento de seus dados tem maior prioridade. Detalhes aqui.

Citada em patentes de: NEC, Dell, IBM, FireEye, Symantec, HP e outros.

3º lugar – 170 citações: US8365297B1 – ‘Sistema e método para detecção de malware visando o processo de inicialização de um computador usando emulação de processo de inicialização (patentes equivalentes na Rússia: RU2472215C1, na Europa: EP2610774B1, e na China: CN103065094B).

Esta é uma das melhores tecnologias do mundo para descobrir bootkits – programas maliciosos perigosos que são ativados secretamente antes que o sistema operacional seja inicializado, ou seja, antes que a ciberproteção seja carregada. Para interceptar um bootkit, criamos um ambiente artificial – um emulador – que imita o processo de um computador que carrega e lança dentro dele objetos suspeitos. O malware pensa que chegou a hora de começar a trabalhar e lança seu procedimento padrão – e é quando o eliminamos! Já detalhei esta patente – aqui.

Citada em patentes de: Huawei, Intel, Tencent, Trend Micro, FireEye, Symantec, Palo Alto Networks e outros.

2º lugar – 179 citações: US8370939B2 – ‘Proteção contra malware em recursos da web (patentes equivalentes na Rússia: RU2446459C1, Europa: EP2410452B1 e China: CN102147842B).

A essência desta tecnologia é a seguinte: muitos sites (e sites FTP) não podem ser verificados em busca de ciberameaças sem direitos de acesso. A solução é simples e eficaz: o antivírus utiliza informações do painel de administração do site disponibilizado pelo usuário para acessar os recursos da web (incluindo arquivos). Isso, então, permite que o antivírus continue seu trabalho normal, verificando se existem malwares.

Citada nas patentes de: Dell, IBM, FireEye, Microsoft, Rockwell Collins, F-Secure, PayPal, Trend Micro, Gemalto, Symantec e outros.

E finalmente…

1º lugar – 181 citações (*): US8713631B1 – ‘Sistema e método para detectar código malicioso executado por máquina virtual (patentes equivalentes na Rússia: RU2522019C1 e na China: CN103593608B).

Existem certos aplicativos escritos em código que requerem uma máquina virtual para que o código seja executado. Exemplo clássico: Java. Isso é feito para que um desenvolvedor possa facilmente transferir o código para outras plataformas (Windows, Linux …): o código é o mesmo, você só precisa de uma máquina virtual para instalá-lo.

Os malwares exploram vulnerabilidades em máquinas virtuais para acessar computadores. Além disso, para outros aplicativos (incluindo antivírus) da máquina virtual, é uma caixa preta e um processo confiável. A tecnologia patenteada é uma forma eficaz de controlar a execução de código em máquinas virtuais com a ajuda de suas modificações e recebimento de eventos.

Citada nas patentes de: Intel, FireEye, IBM, ESET, Check Point, Bitdefender, Symantec e outros.

 

Para encerrar, algumas estatísticas para adicionar mais brilho às inovações citadas acima…

No/pelo Top-100: trabalham cerca de 10 milhões de funcionários; 145.000 inovações foram inventadas; US $ 316 bilhões foram investidos em pesquisa; e US $ 4,5 trilhões de retorno!

Você vai concordar comigo: conquistar um lugar neste Top 100 é uma honra e um orgulho. É uma meta muito complicada; E se ainda houver mais prazerosa ter alcançado. Para nós é a confirmação de que criamos inovações a um nível verdadeiramente global, garantimos os direitos legais e lançamos os respectivos novos produtos no mercado. Na verdade, recebemos um reconhecimento bem merecido por isso. Trabalhamos e vencemos. Seguindo com o bom trabalho (e com as vitórias!).

(*) De acordo com o banco de dados de patentes da Derwent Innovation em 9 de maio de 2020. A taxa de citação aumenta constantemente; exemplo: desde a redação deste post, este primeiro lugar teve uma +1 citação da FireEye, trazendo o total de 181 para 182.

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.