As três Grandes Gargantas de Energia

Continuemos no tópico de eletricidade…

Na verdade, sendo mais específico, falaremos de hidrelétricas; mais especificamente ainda, a maior hidrelétrica do mundo. É tão gigantesca que você não cansa de olhar, hipnotizante: grandes paredes majestosas de concreto, vastos espaços abertos… extraordinária ao extremo. O melhor de tudo é a água fluindo – que age como um imã para a atenção dos Homo Sapiens.

Chama-se barragem das Três Gargantas. Fica 30 km distante da cidade de Yichang, e por volta de 300 km ou duas horas e meia de trem do oeste da cidade de Wuhan.

Com um barramento de mais de dois quilômetros (2300 metros!) 180 metros de altura, com espessura de 50 metros no topo e 120 na base (como nos foi dito pela guia da nossa excursão). Imagina só quanto concreto usaram nisso aí?!

Mais números loucos: 1084 quilômetros quadrados de área alagada, e mais de um milhão de pessoas removidas!

A usina possui 12+14+6=32 turbinas. E cada turbina… bem já vou mostrar…

Trinta e duas turbinas?! Compare com a maior usina da Russia que tem 10, e a dos EUA com seis.

Tem mais: seis turbinas das Três Gargantas não couberam no prédio gigante feito para todas, de modo que parte delas teve de ser enterrada próximas a barragem!

Tem mais: as comportas em Três Gargantas são duplas de modo a permitir transporte sobre a água, também há uma eclusa para pequenos barcos.

A correção de vazão por uma das comportas leva por volta de cinco horas. Quanto tempo leva para um barco ser elevado na eclusa, ainda não sei. Olha aí a foto dela:

dsc02676

Infelizmente, as normas aqui são bem rígidas: você não pode andar pela barragem ou sequer tocar no concreto! O mais próximo que se pode chegar é de onde tiramos as fotos acima. Dá para observar esse modelo em escala:

dsc02657

Fora que dá para ter uma visão panorâmica do local ao subir um morro próximo. Na verdade, não é necessário subir, tem uma escada rolante.

A vista do topo é incrível, de tirar o fôlego, fora de qualquer proporção.

Quando estávamos vendo a barragem do local no qual a foto abaixo foi tirada, nossa guia deu um piti…

Veja bem, somos meros observadores. Não, simplesmente temos olhos…

Se você olhar para o final da barragem você notará uma ilhota com uma ponte de conexão com a barragem.  Se olhar com cuidado, verá que quando a água estiver no seu ponto mais alto (estivemos lá quando estava no mais baixo) tanto a ilha quanto a ponte estarão sob a água.

Mas quando mencionamos isso para nossa guia, o piti mencionado veio à tona.

Ela ficou bem agitada e insistiu que “nada nunca fica submerso, que a água nunca chega a essa altura e que tudo está bem”!

Mas e esse pôster na saída?

Ri bastante.

Ok, pessoal, mas quem advinha (ou sabe) o porquê de fazerem uma ponte que às vezes fica submersa?  Ou a ponte estava lá antes da barragem? Respostas nos comentários.

Para acabar, um pouco mais a respeito de hidroelétricas…

Já que não fomos permitidos a andar pela barragem ou dentro para ver as turbinas, para termos uma ideia do que tem dentro, aqui estão algumas fotos de outras hidroelétricas que já visitei:

A hidroelétrica de Sayano-Shushenskaya (a maior produtora da Rússia e a nona em tamanho);
A estação hidroelétrica de Volga (texto em russo, apenas fotos) ;
Barragem de Itaipu (segunda em termos de produção de energia);
Barragem de Glen Canyon a mais bonita que já vi.

PS: ouvi rumores de que irão construir uma usina maremotriz no mar de Okhotsk. Isso sim é ambição.  Terei de ir lá algum dia depois de construída.

PS: não esqueça do meu quiz sobre a ilha/ponte submersa.

 

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.