Mais Arquivos. novembro 2016

O primeiro campeonato mundial de cibersegurança

Sempre gostei de competições. Também admiro bastante gente urpreendente. Assim como gosto de premiar esse tipo de pessoa da forma que considero apropriada. Gosto ainda de coisas que me deixam de boca aberta. Quando apesar de acharem que não vai dar certo, tentam mesmo assim e no fim acabam não apenas gostando, mas sim amando a experiência!

Bem, tudo um pouco abstrato até agora. Tentarei ser um pouco mais concreto…

Nossa última novidade de cair o queixo é… um jogo simulador de cibersegurança para desktop! Nunca ouviu falar disso antes? Não teria nem como, já que nunca foi feito.

cydmfeaxuaa3voi

O nome é KIPS – sigla em inglês que significa algo como Simulação de Proteção Interativa Kaspersky. Trata-se de um jogo de simulação de estratégias em cibersegurança, que dura por volta de duas horas e tem por objetivo encorajar a iniciação de habilidade de análise e o entendimento de medidas de cibersegurança.  Devo dizer, não esperava que a KL entrasse no mercado de jogos. Mas por que não, se serve para passar a mensagem? Saímos da inexperiência para  uma startup de jogos com pouca experiência em pouquíssimo tempo.

E na quinta – primeiro de dezembro – ocorrerá o primeiro campeonato mundial no KIPS!

Leia em:O primeiro campeonato mundial de cibersegurança

Uma escolha complicada

Vamos lidar com uma escolha que não é exatamente a mais difícil, mas está longe de ser trivial.

Esse ano no Natal gostaria de um novo notebook – um melhor e mais robusto.  Tenho o atual por pouco mais de um ano, contudo com minha agenda movimentada e o uso e abuso constante, o coitado já está nas últimas.  Ele não parece muito bem e o teclado parece que vai se desfazer a qualquer momento. Então sim: eu preciso de um upgrade.

dsc02564

Mas qual dispositivo devo comprar? Por onde começo? Vamos começar com as minhas demandas…

Minhas necessidades não são muito complexas, porém não se reduzem a e-mail/messenger /Instagram/Pokemon.

  • Office, e-mail,  navegação,  editores diferentes e messengers;
  • Precisa ser capaz de lidar com uma carga de trabalho intensa;
  • Gostaria de uma tela um pouco maior, treze polegadas ou mais.
  • Um teclado completo também seria interessante.

De cara, dá para ver que smartphones e tablets não são uma opção, e parece que um notebook médio é o caminho.

Qual sistema operacional?  Bem,  a lista de opções não é tão longa atualmente: Windows, Mac, Linux.

Todos os sistemas possuem suas vantagens.

 

Leia em:Uma escolha complicada

Os países mais bonitos do mundo – uma abordagem inexperiente

E agora mudando para um assunto completamente diferente e nem um pouco industrial. Na verdade é o verdadeiro oposto. Vamos abordar beleza natural e feita pelo homem. Por que? Eis o porquê…

Não faz muito tempo, (Não consigo lembrar onde) dei de cara com a frase “o país mais bonito do mundo”. Não pensei muito na ocasião, mas o meu subconsciente deixou esse pensamento muito bem guardado.

Algumas semanas mais tarde, voltei a pensar sobre o assunto e procurei sobre na Internet, e claro encontrei diversas listas intituladas  Os 10/20 Países Mais Bonitos do Mundo. A questão é…  A maioria não parece saber do que está falando, listas escritas por pessoas que nunca pisaram na América Latina,  China Central, Kamchatka,  ou as Ilhas Kuril.

Admito que determinar quais são os países mais bonitos não é tarefa fácil: beleza é um conceito relativo, e isso significa que o critério que você usa também é subjetivo.  Quais critérios poderiam ou deveriam ser usados?

Bem, tenho uma certa vantagem no assunto com o meu. Top 100 de lugares imperdíveis. Com essa lista poderei calcular o nível de beleza…  Levando em conta o tamanho dos territórios! Dessa forma teremos uma média de lugares mais bonitos em um país.

Leia em:Os países mais bonitos do mundo – uma abordagem inexperiente

Boas notícias da China

Privyet pessoal!

Estou dando um tempo em Moscow no momento, mas isso não significa que o mundo paraou – longe disso!

Sentado aqui no meu escritório olho pela janela e vejo a neve, ao passo que na China, na cidade de Wuzhen, está acontecendo a World Internet Conference (participei no ano passado). Este ano os organizadores decidiram dar prêmios aos melhores (na opinião deles) cyber-projetos. E advinhem só quem apareceu entre os vencedores ?!

Aproveito para parabenizar todos os membros do projeto! Nossa solução para a proteção de instalações industriais e infraestrutura crítica – KICS – ganhou o prêmio de “World Leader Internet Scientific and Technological Achievements”, juntamente com a Tesla, IBM Watson e Alibaba!

Mais de 500 empresas se inscreveram no concurso, nós ficamos entre os 15 vencedores – e o único da área de segurança de TI.

Rock Steel ‘n’ Roll

Ok, você já viu como o aço é transformado a partir de barras vermelhas quentes em lâminas finas na Usina de Aço Novolipetsk. Próximo passo: a oficina de laminação a frio e revestimento de polímeros …

Os rolos da oficina quente são trazidos e desenrolados em correias transportadoras, depois são embaralhados aqui e submetidos a vários processos tecnológicos para aumentar a qualidade do aço, entre outras coisas.

 

Leia em:Rock Steel ‘n’ Roll

Finalmente, nosso próprio sistema operacional!

Finalmente – chegamos lá!

Espero por esse dia há anos – o dia em que o primeiro hardware comercializado baseado no nosso próprio sistema operacional seguro chegou a minha mesa. E aqui está ele, vejam que beleza.

Essa caixa preta misteriosa trata-se de um layer 3, protegido alimentado por redes com requisitos extremos de segurança de dados.

Ainda há muito mais vindo por aí, o que significa que a tecnologia será aplicada em outros dispositivos conectados,  como a Internet das coisas (IoT). Por que? Porque esse sistema operacional é ideal para aplicações nas quais plataformas pequenas, otimizadas e seguras são necessárias.

Leia em:Finalmente, nosso próprio sistema operacional!

O lago dos cisnes

Apesar das condições totalmente não-estéreis dentro da fábrica de aço Novolipetsk, pelo lado de fora, não dá para mensurar o tamanho do complexo industrial nas proximidades. Para a empresa, ter responsabilidade pelo meio ambiente ao redor é uma premissa básica e levada muito a sério.

O cartaz acima diz: “Mais de US $ 1,1 bilhões investidos em ecologia em 15 anos. Lipetsk – a cidade produtora de metal mais limpa na Federação Russa”. E você provavelmente pode adivinhar o que as figuras nas nuvens significam: o nível de poluição do ar, Lipetsk com o nível mais baixo de 3.4.

Na verdade, alguns anos atrás, eles decidiram levar a poluição do ar sério por aqui e realmente cortar drasticamente as emissões – e parece que fizeram um bom trabalho. Por toda a área do complexo (dentro) as árvores têm aparência saudável e parecem em crescimento. Devido a aparência saudável da vegetação, um visitante da delegação estrangeira perguntou sobre os cedros: “Qual a frequência de substituição?! “Eles nunca foram substituídos ou plantados, eles cresceram por vontade própria.

Leia em:O lago dos cisnes

É isso. Chega!

Olá pessoal!

Conheça Davi, a obra prima esculpida por Michelangelo no começo do século XVI. Uma foto de seu rosto com essa sobrancelha curvada estampava a capa do nosso primeiro antivírus no começo do ano 1990. Alguns pensaram que se tratava de mim na foto! Ainda não entendo o porquê.  Quero dizer, alguém já viu minha cara barbada e branca feito papel?

 5868830789_df6e1b84a2_o

A escolha de Davi para a caixa de venda não foi nem um pouco aleatória: descobrimos ter espírito semelhante, ambos éramos renegados. A KL era uma empresa pequena de lugar nenhum, desafiando o cibercrime global em um mercado de segurança internacional já estabelecido; Davi era o carinha desafiando o gigante Golias.

Apesar da caixa ter mudado ao longo dos anos, uma coisa não mudou… Nossa semelhança com Davi.

O destino impôs diversos obstáculos em nosso caminho que poderiam facilmente ter acabado com nossa empreitada, mas permanecemos, saltamos essas barreiras – às vezes sozinhos – e ficamos mais fortes.

Para a surpresa de todo mundo, fornecemos aos usuários a melhor proteção do mundo e nos tornamos líderes do mercado global. Tomamos parte na luta contra os trolls de parentes  praticamente sozinhos, e continuamos a combatê-los com sucesso.  (O resto da maioria prefere alimentá-los).  E apesar do aumento no número de parasitas e em produtos falaciosos, continuamos a investir em tecnologias de cibersegurança (incluindo aprendizado de máquina verdadeiro) para a proteção de usuários quanto à vanguarda das ciberameaças.

Portanto,  apenas com uma pedra e estilingue, devagar, porém insistentemente, continuamos a matar o  Golias, “salvando o mundo”: independentemente da situação geopolítica, e de qualquer tipo de ciberataque,  da origem ou do propósito.

Agora, o destino nos trouxe um novo desafio. E não apenas para nós, trata-se de um desafio para todos os usuários de computadores e o ecossistema de desenvolvedores independentes de Windows.

Leia em:É isso. Chega!

Muito mais aço

Olá pessoal!

falei para vocês que a fábrica de aço de Novolipetsk é colossal, não é? Então, faz sentido que as fotos da minha visita não caibam em um post. Portanto, isso mesmo, aqui vai a parte dois!…

Muito bem. 15 milhões de toneladas de aço – isso dá quanto mesmo? Quero dizer, de uma forma que possamos compreender? Ok, lá vai minha tentativa de quantificação esclarecedora para as massas…

Sabe o bloco laranja brilhante na foto a seguir? Chama-se, veja só, uma placa, e pesa entre 25 e 35 toneladas. Dessa forma 15 milhões seriam…

slab-lipetsk-heavy-metal-1

…Aproximadamente 500.000 dessas placas. Meio milhão. Ainda não consegue imaginar? Tentarei de outra forma:

Um cubo de metal pesa por volta de 7,87 toneladas (o de aço pesa por volta de 7,85; que dá mais ou menos no mesmo. Para o propósito em questão a diferença é desprezível). Então, 15 milhões de toneladas serão por volta de 1,9 milhões de metros cúbicos, 100 metros de profundidade, e 200 metros de altura. Isso seria algo como um arranha-céu de 50 andares feito de aço sólido. Ou um cubo de 125x125x125. Começando a conseguir imaginar a dimensão?

Leia em:Muito mais aço

Quanto aço?

Meninos e meninas, quantos de vocês já estiveram em uma fábrica de aço? Levantem as mãos…

Bem, eu não tinha estado em uma dessas ainda e sempre foi um sonho. Queria ver o processo inteiro, mesmo que a distância. Para ver como o minério é carregado e colocado na fornalha, ouvi-lo chiando ao derreter para virar metal líquido a milhares de graus celsius. Eu já conhecia um pouco do processo e da terminologia, mas nunca tinha visto na prática.

Como se vocês não tivessem percebido: finalmente tive a chance. Nosso cliente corporativo Novolipetsk Steel nos concedeu uma visita em Lipetsk.

Leia em:Quanto aço?